dpjgblog

quinta-feira, outubro 27, 2005

IV Fórum Juvenil sobre "Novos Laboratórios da Fé"

Vai realizar-se no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, na Guarda, no dia 19 de Novembro, o IV Fórum Juvenil da diocese da Guarda. Trata-se de um espaço de reflexão, de encontro e de análise diocesana. Este ano o assunto a reflectir serão os “Novos Laboratórios da Fé”, isto é, os espaços que hoje os jovens costumam utilizar e ocupar como espaços onde se pode fazer experiência de Fé. Aliás é o tema que dá origem ao lema que o DPJG escolheu e propõe para este ano, “O vento sopra onde quer…” (Jo 3,8).
Virá ajudar à reflexão o Dr. Pe Rui Alberto, director da Edições Salesianas e autor de diversos livros intimamente ligados à Pastoral juvenil, área em que está especializado.
Os jovens participantes terão a oportunidade reflectir na área do “laboratório” que mais lhe interessar e de colocar em prática o que reflectiram através de oficinas interessantes que se realizarão ao longo do Fórum Juvenil.
É de destacar ainda a pequena homenagem que o DPJG pretende concretizar na Eucaristia de encerramento a D. António dos Santos, o bispo que ocupa a Cátedra egitaniense, embora doente. Os jovens querem recompensar D. António pelo carinho que sempre tem manifestado para com eles com uma Oração a pedir pelas suas rápidas melhoras. Presidirá à Eucaristia D. Manuel da Rocha Felício.
Mais, em ano da morte de duas grandes figuras intimamente ligadas aos jovens e espiritualmente entre si, no mesmo dia à noite, pelas 21.00 horas, na Sé Catedral, o DPJG irá organizar uma Vigília de homenagem ao irmão Roger e a João Paulo II. Esta Vigília está aberta a todos os que quiserem participar.
O Fórum será também ocasião para o Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil apresentar os novos elementos do mesmo, fazer o balanço do ano passado e dar a conhecer as novidades calendarizadas para este ano. Há muitas novidades interessantes. A animação estará a cargo da Banda Jota.
As inscrições, ao preço de 2 €, devem ser enviadas para o DPJG até ao dia 14 de Novembro.

Programa:
09.00h: acolhimento
09.30h: Oração da Manhã
10.00h: Dinâmicas e orientações sobre o tema com Pe Rui Alberto
12.00h: reflexão por grupos nos diversos “laboratórios”
13.00h: almoço
14.30h: Memórias de 2005, Plenário, Apresentação do Calendário do próximo ano Pastoral
17.00h: Eucaristia com homenagem a D. António dos Santos
21.00h: Vigília em homenagem ao Irmão Roger e João Paulo II na Sé Catedral
Para os que se perguntaram e não viram a resposta aparecer no monitor, aqui fica a informação de que, àqueles que queiram almoçar no Centro Apostólico, serão acescidos cinco euros no preço total, e que o deverão indicar na folha de inscrição.

Reunião com professores de EMRC

O responsável do DPJG esteve no passado dia 19 num encontro de professores de EMRC organizado pelo Departamento diocesano do ensino religioso escolar, que ocorreu no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos. No encontro, onde foram debatidas as propostas desse departamento para a diocese, o DPJG informou também os professores presentes do plano da Pastoral Juvenil deste ano. Da reunião resultou uma união de esforços bem como alguma vontade de colaboração dos professores com o DPJG e vice-versa. Na realidade, reconhece-se que um dos novos laboratórios da fé dos jovens é, sem dúvida, a escola, lugar privilegiado da Pastoral Juvenil.

Calendário Diocesano

Está para sair em breve um calendário onde constarão as actividades que cada secretariado, departamento ou movimento diocesanos propõem para este ano. O DPJG contém lá grande parte das suas actividades e mostra aqui o seu contentamento por algo que já devia ter sido feito sitematicamente desde há muito.

sábado, outubro 22, 2005

Concerto Pró-Murrupula um sucesso

A Cáritas diocesana em conjunto com as paróquias da cidade da Guarda e com o DPJG organizou um concerto ontem, dia 21, no Auditório da Câmara Municipal da Guarda, com o objectivo de angariar fundos para a missão de Murrupula. O concerto contou com a presença de vários grupos de jovens: Os Trovadores de Deus, a Mensagem, As Vozes de Esperança, o Sinal Jovem, abarca (um grupo de jovens com necessidades educativas especiais), FBI (um grupo de jovens que se formou recentemente) e o próprio DPJG. Foram passados filmes sobre as missões. Enfim, foi um serão bem passado. No final, vários grupos de jovens e outras pessoas particulares manifestaram interesse em adoptar um "afilhado" em Murrupula e angariou-se uma quantia bastante agrada´vel para enviar para essa missão.

Reportagem do Encontro JMJ do dia 15

Dois meses depois do início das XX Jornadas Mundiais da Juventude realizadas em Colónia, os jovens que partiram da Diocese da Guarda, reuniram-se dia 15 desde mês no Seminário da Guarda.Este encontro contou com a presença de mais ou menos 50 jovens que com alegria e saudade partilharam, comentaram e relembraram os momentos vividos na magnífica experiência que foram as Jornadas. Assim, logo pelas 10 horas da manhã começaram a chegar os primeiros jovens, que para além da comida para o almoço partilhado, traziam nas “suas mochilas”, muita saudade e vontade de passar um bom dia.Depois de se matarem as saudades e de se fazer a oração da manhã, a proposta de trabalho para a manhã foi reflectir na mensagem da homilia de Bento XVI da missa de dia 21 de Agosto em Marienfield, no final das Jornadas Mundiais da Juventude. Bento XVI fez um apelo aos jovens, pediu que fossem a cada domingo à Eucaristia, e foi essa mensagem que o grupo esteve a reflectir. Um dos momentos altos deste encontro, foi quando ainda da parte da manhã, cada jovem foi convidado a fazer por escrito, e só para si, um compromisso para a sua vida; um pouco em consequência das Jornadas Mundiais da Juventude e do que foi essa experiência de fé.A seguir ao almoço partilhado e acompanhado de um belo caldo verde, houve momentos de grande descontracção, de gargalhadas e muita diversão proporcionados por um jogo que fez relembrar os acontecimentos mais caricatos ocorridos durante a viagem até à Alemanha.Por volta das 16h, houve uma Eucaristia presidida pelo bispo coadjutor Manuel, que fez questão de estar presente uma vez mais, com os jovens da diocese que estiveram em Colónia, há semelhança da visita que fez a estes numa catequese em Neuss (cidade alemã onde os jovens da Guarda estiveram durante as jornadas), onde também presidiu à Eucaristia. Depois da missa, houve ainda tempo para um lanche antes das despedidas. E assim foi, a pouco e pouco, os jovens foram indo embora, já com o coração apertado e com muita vontade de marcar novo encontro.Entre os diversos aspectos e conclusões que se podem tirar deste dia, há a destacar que de facto as jornadas ainda estão bem presentes no coração de cada um e que estes jovens querem fazer das suas vidas, jornadas de testemunho de fé.
Da reflexão e da vontade dos jovens, ficou ainda a promessa de uma boa recepção aos alemães de Neuss que visitarão o nosso país no próximo ano, e uma cerimónia pública com a presença dos que participaram nas Jornadas para servir como testemunho de fé para a comunidade diocesana.

Sinal Jovem: um grupo da Guarda marca Encontro

Dia 1 de Outubro do corrente mês, encontraram-se no Centro Apos-tólico, elementos do grupo Sinal Jovem, para apagar as 21 velas que este ano o bolo tinha. Não tendo sido dos encontros com mais adesão, tornou-se já tradição do grupo, desde há 9 anos para cá, o encontro anual. Encontro esse que tem como principais objectivos: trazer ao convívio “gerações de jovens” que já fizeram parte do grupo e aqueles que neste momento se encontram na e longe da Guarda; comemorar o aniversário do grupo; e serve também para relançar o ano e as suas actividades.
Assim, pelas 12h houve a celebração da eucaristia, presidida pelo Padre Moiteiro. Em seguida, foi o almoço e onde a sobremesa foi acompanhada pelo bolo comemorativo dos anos do grupo e também pela nomeação dos elementos organizadores do encontro a realizar-se no próximo ano.A tarde de actividades, da responsabilidade dos organizadores deste encontro, foi pautada pela boa disposição e por momentos divertidos partilhados por todos os jovens presentes do grupo, bem como de alguns elementos do grupo “Abarca” que pelo segundo ano consecutivo são convidados a passar a tarde no encontro.Antes do lanche partilhado, e a título de encerramento do encontro, houve ainda espaço para uma oração, que este ano foi dedicado a João Paulo II. Sendo uma oração que remetia mais para o silêncio e a reflexão pessoal., foi considerado por muitos, o ponto alto desta comunhão de jovens que fizeram e sempre farão parte de um grupo de jovens que tem como lema: “Seguir a Cristo e anunciá-lo!”

Encontro Nacional do Movimento dos Convívios Fraternos

Nos dias 10 e 11 de Setembro, realizou-se em Fátima o Encontro Na-cional do Movimento dos Convívios Fraternos, sob o lema “Com Maria, vive a Eucaristia”. Juntaram-se centenas de jovens de todas as Dioceses do país. Os jovens da Diocese da Guarda, apesar de pouco exuberantes, marcaram a sua presença, principalmente no Sarau, onde apresentaram, de forma criativa, uma dramatização intitulada “A Eucaristia na Aventura da Vida”.Foram dois dias importantes, sobretudo por proporcionar a comunhão entre jovens que fizeram a mesma experiência de fé através de um Convívio Fraterno. Muitos expressaram a vontade de no próximo ano se reencontrarem para, junto da Mãe, reafirmarem a sua adesão a Cristo.

sexta-feira, outubro 07, 2005

Encontro JMJ no dia 15 de Outubro, última hora

O DPJG informa que, afinal, o encontro do dia 15 para os que partici-param nas JMJ não se vai realizar no Centro apostólico, como estava previsto, mas, por motivos relacionados com a referida casa, no Seminário Maior da Guarda.

Fórum Juvenil dia 19 de Novembro

O Fórum Juvenil, actividade de reflexão, apresentação e arranque do ano pastoral 2005-06, vai ocorrer na Guarda, no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, no dia 19 de Novembro, com o tema “Novos laboratórios da fé”. Para ajudar a realização dos trabalhos o DPJG conta com a presença do Pe Rui Alberto, Salesiano, doutorado em Pastoral Juvenil, Director da editora dos Salesianos que contempla nas suas edições imenso material para a Pastoral Juvenil, autor de vários livros para jovens.

Milão acolhe o próximo Encontro Europeu de Jovens

De 28 de Dezembro de 2005 a 1 de Janeiro de 2006, Milão vai acolher o vigésimo oitavo Encontro Europeu de Jovens animado pela comunidade de Taizé. O Encontro foi anunciado pelo Cardeal Dionigi Tettamanzi, arcebispo de Milão, aos milhares de jovens que se tinham reunido na Catedral no sábado 19 de Março. O Cardeal expressou a confiança de que haverá um generoso acolhimento por parte da diocese e uma grande hospitalidade das famílias, tal como aconteceu há sete anos no precedente encontro, que tinha reunido várias dezenas de milhares de jovens na capital da Lombardia.
O Cardeal lembrou também que este Encontro se insere numa «peregrinação de confiança através da terra», que nasceu há trinta anos de uma intuição do irmão Roger.
Lisboa, Hamburgo, Paris e Budapeste foram as cidades que mais recentemente acolheram etapas desta peregrinação.
O anúncio deste Encontro de final de ano está também a ser feito aos milhares de jovens que chegam a Taizé para celebrar a Páscoa. Para mais pormenores, contacta o DPJG.

VII FEJ

Vai decorrer em Braga o VII FEJ, Fórum Ecuménico Jovem. Será no dia 29 de Outubro, no Seminário Menor de Braga, na Rua de S. Domingos, com o tema “Encontrarei o teu olhar”. Os trabalhos começam pelas 10.00 horas e termina com uma Festa da música ecuménica pelas 21.00 horas.

As reuniões do dia 24

No passado Sábado, dia 24, o DPJG reuniu com os diversos movimentos juvenis da diocese e os restantes agentes da pastoral juvenil, da parte da manhã, afim de dar a conhecer as propostas para o próximo ano pastoral e de se reflectir em conjunto o rumo próximo da Pastoral Juvenil na diocese.
Apesar das ausências, houve um franco trabalho de partilha e comunhão.
Assim, já este ano, figurarão no calendário do DPJG várias propostas destes movimentos ou agentes. No final da manhã, o grupo reunido dava conta que ainda havia muito caminho de comunhão para percorrer. Ficou a esperança no CDPJ, Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil.
Da parte da tarde o DPJG reuniu pela primeira vez este ano com o grupo dos Taj’andar. No Encontro os taj’andar apresentaram os trabalhos de férias, programaram-se os próximos passo do projecto TAj, reflectiu-se sobre a Fé, sobre Deus e sobre a Igreja. No final calendarizaram-se algumas actividades de formação.

Reunião Nacional de Directores Diocesanos

Vai decorrer nos próximos dias 7 e 8 de Outubro a Primeira reunião nacional dos responsáveis da pastoral Juvenil, onde se marcará o rumo da Pastoral Juvenil Nacional dos próximos 3 anos bem como se planificarão as principais actividades do ano pastoral corrente. O responsável do DPJG vai estar presente representando a diocese da Guarda.