dpjgblog

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Quarta candidatura ao Registr@te

Recebemos a quarta candidatura para o Concurso de Sites e Blogues. Num tempo de frio, o Concurso começa a aquecer. Desta vez trata-se de um blogue com o nome de (des)encontros. Segundo o autor, um jovem de 29 anos , natural da Covilhã (já é o terceiro desta zona da diocese!), "Crescemos com cada um desses momentos", os encontros e os desencontros. A partir deste momento podes começar a visitá-lo.

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Terceira Candidatura ao Registr@te

Recebemos a terceira candidatura para o Concurso de Sites e Blogues. Trata-se de um blogue com o nome de Jesus Groove. Segundo o autor, um jovem de 26 anos , natural do Fundão, trata-se de um lugar "Onde Deus e a Música se unem para compôr a mais bela sinfonia: a SINFONIA DO AMOR". A partir deste momento podes começar a visitá-lo.

terça-feira, janeiro 24, 2006

D. Manuel fala dos jovens


Em entrevista ao jornal Notícias da Covilhã, D. Manuel Felício expõe algumas ideias acerca dos jovens.
"Falando no futuro, como acha que é a relação dos jovens com a Igreja?
Toca-me num ponto-chave, pois falamos do futuro da Igreja e da sociedade. Há sinais positivos de entrega generosa dos jovens à causa de Deus. Mas queremos continuar a trabalhar nisso. O Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese é um dos instrumentos que queremos potenciar ainda mais. Queremos alargar a sua influência nas paróquias. Os jovens, hoje, têm uma dificuldade, que é saber ver que as facilidades nunca são solução. Temos por isso que ajudá-los a escolher ideais, mesmo que tenham que recusar facilidades. Esta é uma mensagem que quero passar a todos os professores e educadores: não tenham medo de apresentar aos nossos jovens ideais e valores. Mas têm que o fazer de forma convicta. Os nossos jovens, hoje, precisam de heróis, de modelos, de ideais concretizados em pessoas. O Papa João Paulo II foi um grande condutor de massas, e de jovens. Arrastava multidões. Mas foi o Papa que mais canonizações fez, pois tinha a convicção de que se colocarmos à frente dos jovens pessoas com ideais vividos, eles arrastam. É este modelo que devemos seguir, embora isto possa causar dificuldades."

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Encontro de Jovens Namorados Cristãos

O DPJG vai organizar um encontro para jovens cristãos namorados o mais próximo do dia de S. Valentim, dia dos Namorados. È uma forma de assinalar a data, o aniversário e esta etapa de vida. Será no dia 11 de Fevereiro, Sábado, com início pelas 16.00 horas. Os trabalhos vão decorrer, desta vez, no Seminário Maior da Guarda (Pode ser que algum namorado desista… ups!). As condições requeridas para participar no encontro são: namorar e ser cristão (não se consideram aqueles que começarem o namoro no dia 10!). A inscrição do par (não pode aparecer apenas um dos lados! Pois claro) deve ser realizada até ao dia 7, terça-feira, e é ao preço de 15,00 € (7,50 € cabeça). O DPJG informa que este trabalho inclui momentos de reflexão, de diálogo, de oração, de boa disposição e muita animação. Os temas a abordar (“Como nos conhecemos?”; “O que é importante no nosso namoro?”; “Fidelidade versus infidelidade: problemas marginais ao namoro”;“Meu futuro em Matrimónio”) irão abrir o apetite para a Eucaristia de Acção de Graças e para o Jantar, com o qual se terminarão os trabalhos. Este terá todos os requisitos para uma refeição imemorável, à luz de velas, ao som de música ambiente e ao vivo…
Se és jovem e namoras (…Não curtes apenas…), inscreve-te já.

Pastoral do Ensino Superior na Guarda

Os jovens que frequentam o Instituto Politécnico da Guarda tê ao seu alcance neste momento um espaço priveligiado de encontro com Deus e com a fé, ou falando ainda de uma forma mais geral, um espaço de encontro consigo mesmo. Ao que o DPJG foi informado pelo responsável deste serviço na cidade da Guarda, o Pe José Dionísio, está já ao dispor no referido Instituto, um gabinete de apoio ao jovem.
Mais, os jovens interessados podem encontrar-se semanalmente todas as terças-feiras, pelas 21.00 horas na Rua Dr António Júlio, nº 14. Se, porventura, necessitam de ser ouvidos, por qualquer motivo, podem fazê-lo todas as quartas-feiras, no espaço da Caritas, rua do Encontro, nº 45, no período entre as 18.00 e as 200.00 horas.
Para mais informações é favor contactar zedionisio@sapo.pt ou o telefone 967412771.

Reunião com o sr Bispo

O DPJG esteve reunido com o Sr Bispo D. Manuel da Rocha Felício no passado dia 10 de Janeiro na sede do mesmo, no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos. Trataram-se assuntos importantes relacionados com os jovens da diocese e necessidades pastorais. Ultimaram-se algumas actividades, e ficou combinada a colaboração do DPJG com o sr bispo nas visitas pastorais que a diocese está a organizar.

Reunião com o IPJ

No passado dia 10 o responsável do DPJG esteve reunido com o Delegado do Instituto da Juventude da Guarda e com o Presidente Distrital das Associações Juvenis, afim de se estudarem propostas de colaboração, intercâmbio e de possíveis parcerias. No final o balanço foi extremamente positivo.

Primeira Poposta aos Taj'andar

Já foi lançada a primeira proposta aos Taj’andar para realizar um trabalho com um grupo de jovens interessado. O grupo esta a dar os seus primeiros passos e sente a necessidade de ajuda. Em breve o DPJG, com o Projecto TAJ, começará a dar resposta a estes pedidos. Podes ir pensando no mesmo para os teus grupos ou amigos.

O Grupo JuvEstrela em grande forma

O DPJG recebeu esta notícia de um grupo de jovens, a JuvEstrela, e decidiu publicá-la com este título. Fica a proposta para ouros grupos nos mandarem as suas notícias e informações.
No passado dia 16 de Dezembro pelas 21h, o grupo JuvEstrela e o grupo de catequese do 10º ano estiveram em oração pela Paz no Mundo. Conscientes que não estavam sós, mas que havia mais grupos diocesanos espalhados pelo mundo, a rezarem pela mesma causa. Estes encontros tornaram-se momentos de partilha, confiança e fé.
Aproveitando o espírito Natalício, o mesmo grupo preparou também a festa de Natal. Com esforço e dedicação este grupo colaborou e coordenou esta festa, onde participaram todos os grupos de catequese. Houve várias peças de teatro, poesias, cantares de Natal e outras actividades tendo como ponto alto o Auto de Natal. Consultaram a Bíblia Sagrada no Evangelho de S. Lucas e S. Mateus, e levaram a cabo uma peça com início na Aparição do Anjo Gabriel (Lucas I 26-39), o Nascimento de Jesus (Lucas II 3-14), terminando com os Reis Magos a prestar homenagem (Mateus II 2-12).
O grupo JuvEstrela

terça-feira, janeiro 10, 2006

Se precisas ser ouvido…

Abre já na próxima semana o espaço de acolhimento do DPJG na cidade da Guarda. Recordamos que se trata de um espaço de encontro, de diálogo, de abertura. Os jovens que quiserem, pura e simplesmente, falar, desabafar, pedir auxílio, podem-no fazer todas as segundas-feiras, entre as 17.30 horas e as 19.30 horas, no aconchego de uma sala cedida pela Caritas. Estarão sempre presentes alguns dos elementos do DPJG.
Se precisas de ser ouvido… aparece.

Reunião do CNPJ

O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil vai reunir os próximos dias 20 e 21 de Janeiro, em Fátima. Do programa constam a exposição de programas pastorais de cada SDPJ, reflexão sobre o ambiente pastoral 2005-06 “A Escola e espaços culturais”, bem como pequenos assuntos relacionados com O Fátima Jovem e próximo JMJ, entre outros. Os delegados da diocese, a Marília Ferreira e o responsável do DPJG vão estar presentes.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Encontros nas escolas

Depois da experiência realizada na Escola Secundária de Seia, o DPJG resolveu lançar a proposta aos Professores de EMRC, em especial os que leccionam os 9º, 10º, 11º e 12º anos, para um encontro aberto de diálogo, onde os jovens possam perceber o que outros jovens cristãos fazem ou vivem, onde possam conhecer as actividades e propostas do DPJG e onde se possam alcançar intercâmbios. Fica a proposta.

Diálogo com O Movimento dos Convívios Fraternos

O responsável do DPJG vai reunir-se com a equipa do movimento dos Convívios Fraternos no próximo Sábado, dia 7, em S. Romão, num diálogo aberto para se encetarem esforços comuns, se reflectir a presença e papel do movimento na diocese e para que o trabalho cm os jovens nesta diocese seja mais efectivo.
O mesmo movimento vai estar reunido durante todo o dia numa reflexão espiritual profunda.

Jovens da diocese em Milão

Dos mais de 50.000 jovens presentes neste encontro, cerca de 30 jovens portugueses disponibilizaram-se para serem voluntários no Encontro Europeu de Jovens, realizado em Milão na passagem de ano, desde o dia 28 de Dezembro ao dia 1 de Janeiro. O seu trabalho passou por ajudar no acolhimento ou nos grupos de trabalho, bem como ajudar na distribuição das refeições, preparação das orações e ajuda nas paróquias. O Pedro Matos, do DPJG, foi o coordenador deste grupo. Segundo ele, “a adesão dos jovens portugueses para o voluntariado no encontrou europeu de jovens foi bastante boa”. É de realçar que a participação diocesana, embora escassa, participou neste voluntariado.
Participando num Encontro Europeu pela terceira vez, Pedro Matos revela que a sua relação com Taizé “é especial”. Como a de muitos outros jovens.
“João Paulo II disse em 86, na sua visita a Taizé, que se vai a Taizé como se vai às fontes da fé e é isso mesmo que me acontece a mim pessoalmente. Vou a Taizé e participo nestes encontros para retemperar forçar e enriquecer e aprofundar a minha fé em Cristo”, explica.
Sobre a morte do Irmão Roger, Pedro Matos considera que é “como que a perda de um pai”. “Tive o prazer de falar varias vezes com o irmão Alois durante o ano que passou na preparação em Lisboa e ao falar com ele já este ano em Milão foi-me dito por ele que conta com a ajuda de todos nós para a continuação do trabalho e da mensagem que o irmão Roger nos deixou”, prossegue.
De realçar que o Encontro do próximo ano será em Zagreb e que estão previstos dois encontros regionais, um na Ásia e outro em Africa. Em Março de 2006, Portugal irá receber um irmão que irá percorrer o país e se deslocará pela primeira vez aos Açores de forma a preparar o encontro do próximo ano.

DPJG
UM TESTEMUNHO
Após no ano passado ter participado no encontro de Lisboa, este ano não podia deixar escapar a oportunidade de participar num encontro internacional fora do meu país. O desejo e a curiosidade de ser acolhida por pessoas que não conhecia e de viver alguns dias inserida numa comunidade com pessoas de diferentes nacionalidades e diferentes culturas, fascinava-me.
Foram uns dias espectaculares. Pessoas muito queridas que me acolheram como se fosse família e momentos muito bons passados em comunidade tanto na paróquia que me acolheu como no trabalho que realizei durante as orações do encontro.
Posso assim encontrar-me nas últimas palavras do Irmão Roger quando ele falava em alargar. O alargarmo-nos, ou seja, o abrirmo-nos aos outros, o vivermos em comunhão, independentemente de culturas, raças ou crenças. O darmo-nos sem esperar nada em troca, demonstrando assim o Amor de Deus.
O irmão Roger partiu mas deixou-nos uma grande herança que devemos preservar levando-a aos outros e demonstrando assim que é possível vivermos em harmonia.

Vera Costa