dpjgblog

sexta-feira, outubro 31, 2008

Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil dia 8 de Novembro

Vai decorrer no próximo dia 8 de Novembro, com início previsto pelas 09.30 horas e final pelas 12.30 horas o primeiro Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese. Este órgão que reúne representantes dos diversos movimentos e serviços ligados à Pastoral Juvenil na diocese, vai reflectir sobre a problemática geografia e migratória dos jovens nascidos nesta diocese do Interior.

“Quem és tu, Senhor” Act 9,5

A partir da questão colocada por S. Paulo quando foi confrontado com uma visão e teve oportunidade de se converter, o DPJG propõe que este ano pastoral seja um ano paulino de “Encontro”. Por isso a maioria das propostas vão nesse sentido. Lança hoje alguns dos destaques no calendário deste ano e em breve dará conhecimento do conjunto geral das actividades, quer nest página, quer no site oficial quer por correio.

ano 2008-09
algumas das actividades mais importantes:

VII Festival Nacional da Canção_ 30 de Nov e 1 de Dez
Encontros com crismados_Janeiro
Convívios Fraternos_21 a 23 de Fevereiro
Curso de Animadores (Curso 1 e 2)_14 e 21 de Março
Dia Diocesano da Juventude_4 de Abril
Páscoa Hospitaleira_9 - 12 de Abril
Fátima Jovem_2 e 3 de Maio
Assembleia de grupos_13 de Junho: 14.30h-16.30h
Festival Jota_24, 25 e 26 de Julho em Aveiro
Peregrinação a Taizé_Verão

Forma[c]ção E-vangelizar


Realizou-se no passado dia 11 de Outubro a Forma[c]ção E-vangelizar por iniciativa das Edições Salesianas e da Província Salesiana Portuguesa. A este encontro de “formação activa”, que teve lugar na Escola Salesiana do Porto, responderam mais de 500 catequistas e animadores.
O acolhimento foi dado pelo P. João de Brito, Provincial dos Salesianos, que sublinhou a necessidade de uma formação de qualidade, e a disponibilidade dos Salesianos em apoiar a Igreja nesse esforço.
A conferência “Evangelizar – pistas para o futuro” foi conduzida pelo Pe. Rui Alberto, Director de Produção das Edições Salesianas. Numa linguagem entusiasmante, convidou os participantes a superar a falta de alento e de Fé que bloqueiam, actualmente, a Pastoral da Igreja.
De seguida, os cerca de 550 participantes espalharam-se pela Escola Salesiana para poderem frequentar alguns dos 27 workshops diferentes que o encontro oferecia.
Para manter o mesmo nível de entusiasmo, o almoço foi seguido de um concerto interpretado por três jovens vocalistas das Edições Salesianas. A tarde preencheu-se com os mesmos ateliers, que foram repetidos, ao todo, três vezes.
Os participantes tiveram oportunidade de descobrirem novas formas de evangelizar através destes ateliers.
O responsável do DPJG orientou um desses ateliers, com o nome de “Música e Pastoral Juvenil”, propondo a música como um elemento a utilizar na Pastoral Juvenil focando-a nas perspectivas possíveis da sua utilização, e dando a conhecer o que se faz nesta área em Portugal.

“Capaz de Ti”, novo cd de Claudine


Ligada ao Movimento Juvenil Salesiano, em 2002 propôs às Edições Salesianas a gravação, em português, das músicas da Ir. Glenda, uma referência no panorama da música religiosa. Assim nasceu o livro/cd "Água Viva", editado em 2004 e que foi enorme sucesso. Ela já realizou muitos concertos, inclusive na nossa diocese da Guarda e no Festival Jota.
Chega agora com o novo projecto "Capaz de Ti". O livro/cd apresenta 12 canções com uma sonoridade que conduz ao recolhimento e oração. Oito temas são originais e 4 são traduzidos e adaptados do castelhano (Nico Montero / Brotes de Olivo).

Sites em remodelação

Os sites ao cargo do DPJG estão em remodelação. Neste momento, apenas este blogue, que contém as notícias mais importantes, está actualizado. Quer o site oficial (www.dpjguarda.web.pt) quer o da Banda Jota (www.bandajota.com) estão em reconstrução. Como há novidades a aguardar, também o site do Festival Jota tem estado parado (www.festivaljota.com).
Os contactos do DPJG mantêm-se: Casa Paroquial, Rua da Igreja nº 42, Santa Marinha, 6270 196 SEIA; DPJG: dpjguarda@gmail.com; Resp do DPJG: pe.jorge.castela@gmail.com; Banda Jota: bandajota@gmail.com; Festival Jota: festivaljota@gmail.com

Pe Vasco Renuncia ao cargo


O Pe. Vasco Pedrinho, actual responsável pelo DNPJ (Departamento Nacional de Pastoral Juvenil) renunciou ao cargo de director do DNPJ. Em carta enviada a todos os responsáveis de serviços diocesanos e de movimentos de pastoral juvenil, informou da sua decisão, indicando que se manteriam as actividades propostas, noeadamente o festival nacional, até a Conferência Episcopal indicar o seu substituto. Entretanto foi cancelada a reunião nacional do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil proposta para os dias 8 e 9 de Novembro.

40 jovens iniciam em Fátima formação para a vida religiosa

No passado dia 8 de Outubro, D. António Marto presidiu, na capela da Ressurreição, no Santuário de Fátima, à Eucaristia de abertura do ano académico do ciclo de formação teológica para jovens que fazem o seu noviciado em diversas congregações religiosas.
Trata-se de um curso de iniciação à teologia, organizado pelo Centro de Formação e Cultura da Diocese de Leiria-Fátima, aberto às congregações religiosas que querem integrar este projecto de formação “inter-noviciados”.
O curso, que decorre ao longo de dois anos, pretende ser uma iniciação ao pensamento teológico, proporcionando conhecimentos elementares para a formação específica de cada instituto religioso, que mantém a formação própria no que diz respeito à sua espiritualidade e carisma.

Missão Jovem: 50 anos de presença comboniana na Maia

A comunidade dos Missionários Combonianos da Maia celebrou no passado dia 25 de Outubro 50 anos da sua presença na Maia. A iniciativa, que decorreu das 09h30 às 21h00, incluiu um peddy-paper, exposições, jogos, um concerto e a celebração da Eucaristia.
Para preparar esta concentração, uma “tocha missionária” percorreu os grupos e paróquias que quiseram receber e organizar algo na paróquia. A Banda Jota esteve presente nesta comemoração com um concerto realizado no final do dia, no auditório Venepor. Além da Banda Jota esteve presente o grupo de Avanca “Jovens em Movimento”.

Hip Hop contra a pobreza

No passado dia 18, a Fundação Filos realizou o Festival Hip Hop, um festival de solidariedade para contrariar a falta de jovens nas IPSS.
O Festival resulta de um concurso lançado à juventude para, na sua linguagem musical, se expressarem. Segundo o Pe José Maia, presidente da Fundação tiveram “uma grande adesão que mostra como os jovens são sensíveis à pobreza.”
A Fundação irá editar em livro “o produto deste Festival”, adianta o Pe. José Maia.

sábado, outubro 18, 2008

X FEJ

«Alegrai-vos na Esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração» Rm 12, 12, é o lema do X FEJ, Fórum Ecuménico Jovem, que se realizará no dia 25 de Outubro na Quinta da Matinha, Marrazes, em Leiria. Estes encontros, que começaram em 1999, lançaram uma semente de trabalho ecuménico junto dos jovens Católicos, Lusitanos, Presbiterianos e Metodistas. Para este fórum, que já foi realizado na Guarda, o Grupo Ecuménico Jovem apela à mobilização dos jovens e dos diversos agentes pastorais das Igrejas para juntos celebrarem o ecumenismo indo ao encontro da oração sacerdotal que Jesus dirigiu ao Pai, pedindo que os seus discípulos vivam sempre unidos como Ele está unido ao Pai (S. João 17, 21).

31ª Encontro Europeu de Jovens

Depois de Genebra, será a cidade belga de Bruxelas a acolher o 31.º Encontro Europeu de Jovens organizado pela comunidade ecuménica de Taizé, que ano após ano junta milhares de pessoas, em oração, na passagem de ano. O encontro vai decorrer entre os dias 29 de Dezembro de 2008 e 2 de Janeiro e 2009. Se estiveres interessado em participar com a ajuda do DPJG, não hesites em contactá-lo.

Portal Cristo Jovem apresenta Plano Pastoral


Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20) é a proposta do Portal Cristo Jovem para este ano pastoral.
Mais do que um simples tema, é um verdadeiro desafio aos jovens para que sejam capazes de abrir o coração ao Amor de Cristo, que a vontade de cada jovem seja a vontade d’Ele e sintam a presença de Cristo em todos os actos que pratiquem.
“Esta frase do Apóstolo Paulo orientará toda a actividade do portal Cristo Jovem no próximo ano e será a âncora das novas actividades que estão a ser programadas”, informou o seu Director.
Recordamos que este espaço virtual tem sido um encontro dos jovens cristãos portugueses. Tudo em www.cristojovem.com

Encontro nacional de jovens

Foi num ambiente de alegria que nos passados dia 27 e 28 de Setembro se celebrou em Caldas da Rainha o encontro nacional de jovens ligados aos Missionários do Verbo Divino e às Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, no âmbito do Centenário da morte de S. Arnaldo Janssen e de S. José Freinademetz, missionário do Verbo Divino, na China, com o tema “ Preciosa é a vida dada à missão”. No Sábado, os jovens foram enviados em missão, visitando os idosos e os doentes de diversas povoações e à noite tiveram uma vigília e um alegre convívio. No Domingo, o ponto alto foi a Eucaristia.

Banda Jota na Maia


A Banda Jota vai animar a noite do dia 25 de Outubro, na Maia, no Encontro da Juventude Comboniana, o dia que intitularam de “Missão Jovem, um dia em Missão”.

Oração diária para o MP3

Pray-as-you-go.org é um site de Internet das Iniciativas Mediáticas Jesuítas (Jesuit Media Initiatives) que oferece uma sessão diária de oração.
Não é “um pensamento do dia”, uma homília ou estudo bíblico, mas antes um apoio diário para a oração pessoal. De duração entre 10 a 13 minutos, combina música, Escritura e algumas perguntas para reflexão.
Pray-as-you-go pode ser descarregado grátis para o computador. Depois, basta transferir os ficheiros para o MP3 e tudo fica pronto para “rezar enquanto caminhas”.

«Jovens sem Fronteiras», 25 anos em Missão

No Encontro Nacional em que se comemoraram os “25 anos em missão” sem fronteiras, cerca de 350 jovens deslocaram-se até à aldeia do Caneiro. Este acontecimento, que se realizou de 3 a 5 de Outubro, contou com a presença dos vários grupos JSF portugueses, bem como do grupo JSF francês de Clamart.

Alerta da JOC

A JOC – Juventude Operária Católica tem por missão a libertação dos jovens trabalhadores. Por este motivo, de Agosto de 2008 a Julho de 2009 organiza uma Campanha Nacional subordinada ao tema do « Endividar! Onde nos pode levar?»
Os militantes do movimento, olhando a realidade à sua volta, identificaram o endividamento como uma das situações que impede a plena realização juvenil; daí, a escolha para esta Campanha.
Neste sentido, a JOC propõe-se ir ao encontro dos jovens, sejam eles trabalhadores, estudantes ou desempregados, perceber as suas dificuldades no dia-a-dia. A Campanha percorrerá as etapas da Revisão de Vida: «Ver» - de Setembro a Dezembro de 2008; «Julgar» - de Janeiro a Março de 2009; e «Agir» - de Abril a Junho de 2009.

“Quem és tu, Senhor?”


A pergunta que o DPJG quer fazer este ano pastoral

Com base na questão colocada por Paulo quando, caindo do seu cavalo, se encontrou com alguém estranho numa visão, o DPJG vai procurar que, durante este ano pastoral, os jovens da diocese se perguntem mais uma vez “Quem és tu, Senhor?” (Act 9, 5).
A equipa que se reúne quase todas as semanas do ano para reflectir os jovens e programar pastorais para os jovens, sofreu este ano, como geralmente acontece, algumas remodelações. No entanto as preocupações continuam as mesmas, sobretudo para cumprir objectivos que se enquadrem no principal objectivo da sua missão: Evangelizar os Jovens. Tem-no feito sobretudo em três frentes: actividades de grandes concentrações e de primeiro anúncio, actividades de formação, sobretudo dirigidas aos animadores de grupos de jovens ou agentes de pastoral juvenil, e actividades de espiritualidade juvenil.
Porém, apesar de todo o esforço, reconhece que ainda tem muito que servir este diocese, sobretudo como um serviço que crie espaços de coordenação, acolhimento, interacção, oportunidade, congregação, formação, compromisso, entre outros.
Mas a verdadeira pastoral Juvenil não é aquela que uma estrutura tente concretizar, mas a que se faz no terreno junto de cada jovem e de cada grupo. Por isso ela depende do empenho de cada um, párocos, animadores, catequistas, pais, professores. São sobretudo estes que têm a missão de evangelizar os jovens. O Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil deve ser o espaço de encontro de todos estes e um espaço que faça sentir aos jovens que não estão sozinhos neste itinerário que uma Igreja diocesana e paroquial lhes propõe.
Para ajudar nesta tarefa, além dos grandes encontros que já se tornaram habituais na diocese e de alguns espaços de espiritualidade que vai procurar desenvolver ainda mais em parceria com o Serviço Diocesano de Pastoral Vocacional, o DPJG pretende este ano organizar mais encontros nas paróquias e zonas da diocese, sobretudo com os jovens que se crismaram ou se vão crismar. Com estes, tentaremos que se incentivem os jovens à criação de novos grupos juvenis e à caminhada de fé através de itinerários juvenis adequados.

O DPJG

Cair do Cavalo - novo ano pastoral

Um novo ano pastoral, como a própria designação indica, traz sempre algo novo ou de novo. Traz novas vontades, novos incentivos, novos desejos, novos interesses. Mas estes interesses estão sempre ligados ao mesmo interesse, o de fazer que Jesus chegue mais facilmente, mais rapidamente, mais amorosamente aos jovens. Por isso, de novo se faz o mesmo.
O DPJG fazendo balanço dos últimos tempos da sua missão junto dos jovens desta diocese da Guarda reconhece, como já o fez noutras ocasiões, que tem de voltar ao início. Aliás, os serviços de Pastoral Juvenil têm esta contingência de ter de voltar sempre ao início, aquilo que se chama uma reiniciação cristã. Porém neste caso, trata-se de uma reiniciação cristã constante, porque os jovens não são sempre jovens e os jovens de hoje não são os jovens de amanhã. No caso concreto da diocese, atendendo à sua situação geográfica e migratória, e porque estamos no ano Paulino, o DPJG vai encetar esforços no sentido de ir às bases, ir junto de, procurar que cada um “caia do seu cavalo” para reconhecer e se encontrar com o Senhor.

Pe Jorge Castela