dpjgblog

terça-feira, março 22, 2005

Primeiro encontro de D. Manuel com os jovens da diocese será no Dia Diocesano da Juventude, em Trancoso

A grande Celebração da juventude desta diocese vai decorrer este ano na cidade de Trancoso no dia 16 de Abril. O DPJG, segundo palavras do seu responsável, espera reunir “centenas e centenas de jovens para rezar e reflectir, para conviver e se divertir, e para mostrar as suas capacidades artísticas”. Este é o terceiro ano em que os jovens celebram com toda a diocese a sua juventude. Em 2002 ocorreu na cidade do Fundão, o ano passado na formosa aldeia de Fernão Joanes e este ano cabe à cidade de Trancoso acolher os jovens. É de destacar que na organização directa estão envolvidos cerca de 40 jovens oriundos do concelho de Trancoso e que o trabalho será concretizado em parceria com a Câmara Municipal da dita cidade.
As actividades terão início pelas 9.30 horas, hora em que a os jovens de Trancoso, mais concretamente da Escola Profissional da dita cidade, farão o acolhimento aos restantes jovens junto ao Pavilhão Multi-usos. Depois será celebrada a Eucaristia com a particularidade de ser presidida pelo Sr Bispo D. Manuel Felício. Será a Primeira ocasião desde que este bispo coadjutor está na diocese, para ele se dirigir aos jovens da mesma. Após a Eucaristia, os jovens terão oportunidade de experimentar e participar nos diversos ateliers disponíveis, um de Oração que estará aberto todo o dia, outro relacionado com expressões artísticas e que será orientado pelo grupo “Kerigma”, um grupo artístico de fé, como se apresentam, e ainda um atelier a que os responsáveis intitulam de “Conversas de Café”, um espaço onde os jovens, como se estivessem num café, poderão lançar as questões que acharem mais pertinentes e ouvir as respostas às mesmas.
A Câmara Municipal de Trancoso está a prestar um precioso contributo para que o dia seja um marco nos jovens de toda a diocese e, por isso, para o almoço dos jovens que participarem está prevista uma refeição substancial que a Câmara oferece.
Da parte da tarde, os jovens ainda terão tempo, se acaso não o tiveram da parte da manhã, para visitar as diversas barracas que estarão expostas no pavilhão de forma a descobrir as diversas vocações existentes na diocese e as diversas formas de chamar de Jesus.
O Dia encerrará com uma “Mostra de Grupos”, um momento em que os grupos de jovens poderão apresentar aos outros algum trabalho artístico, original ou não, preparado pelo próprio grupo (música, teatro, coreografia…). Basta que, para tal, se inscrevam junto do DPJG até ao dia 9 de Abril. Finda esta mostra de grupos, a já conhecida Banda Jota, o projecto musical do DPJG entrará em palco para dar a conhecer os seus novos sons e melodias. Aliás, segundo apurámos junto do responsável da banda, o contrato com o estúdio de gravação já está concretizado. Quem sabe as novidades que nos trarão no dia 16!

2 comentários:

Confessionário disse...

Uma BOA PÁSCOA para todos os jovens daí. Que Jesus ressuscite a nossa vida.

Anónimo disse...

Espero que os jovens surpeendam toda a gente com a criatividade, a energia e a boa disposição.
Eu vou fazer por isso!!!