dpjgblog

domingo, novembro 26, 2006

DPJG reunido com movimentos juvenis em ordem ao futuro CDPJ

No passado dia 25 de Novembro, no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, um encontro do DPJG com todos os Movimentos e Agentes de Pastoral Juvenil da diocese da Guarda. O objectivo principal era a partilha de actividades, propostas e ideias e fazer uma primeira abordagem do futuro Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil a partir das Bases da Pastoral Juvenil, da Conferência Episcopal Portuguesa.
Estiveram representados os Convívios Fraternos, Juventude Hospitaleira, Acção Católica Rural (ACR), Corpo Nacional de Escutas (CNE), Mensagem de Fátima e Ensino Religioso nas Escolas (E.M.R.C.).
O DPJG começou, depois da oração da manhã em comunhão, por apresentar o seu plano de actividades apelando à sua divulgação junto dos jovens envolvidos nos diversos movimentos.
Seguiu-se a apresentação do plano de actividades de Ada um dos intervenientes no encontro, começando pelo CNE, das quais se destacam a comemoração dos 80 anos de escutismo na Diocese da Guarda nos dias 10 e 11 de Fevereiro de 2007 e uma série de acções de formação, radioescutismo e apoios aos agrupamentos.
O ACR tem programado este ano o Encontro Nacional de Jovens no dia 22 de Abril de 2007 em Viana do Castelo e pretendem também organizar uma conferência na Guarda relativa ao projecto “Vidas com Vida”.
O Sector Juvenil do Movimento da Mensagem de Fátima, criado há cerca de dois anos e meio, apresentou o seu programa para 2006/2007, no qual se destaca o 7º Curso de Animadores na Serra da Estrela, a Peregrinação Nacional a 14 e 15 de Julho e ainda o Multifestival de Artes de 8 a 12 de Agosto, inserido na Celebração dos 90 anos de N. Sra. De Fátima.
A Juventude Hospitaleira vai apostar no compromisso pessoal dos jovens nas suas paróquias, principalmente onde as Irmãs de S. João de Deus estão presentes. Relativamente às actividades a desenvolver por este movimento, destacam-se a Páscoa Jovem Hospitaleira e os Campos de Férias no Verão.
Os Convívios Fraternos irão realizar mais um convívio nos dias 17,18 e 19 de Fevereiro de 2007 e ficou no ar a possibilidade de realizar um retiro diocesano para convivas.
Por fim, o representante do Ensino Religioso nas Escolas partilhou as actividades programadas para este ano lectivo, pedindo a colaboração do DPJG para o encontro inter-escolas e para um possível encontro de todos os alunos da disciplina daqui a dois anos.
Relativamente ao Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil (CDPJ), os presentes debateram o projecto do Regulamento do CDPJ e os seus objectivos. Ficou clara a sua necessidade e urgência em ordem à comunhão diocesana dos jovens, como indica o documento dos bispos portugueses, Bases da Pastoral Juvenil.
O sr. Bispo D. Manuel, que esteve presente nesta segunda parte do encontro, lembrou a necessidade de estar mais perto dos jovens, criando representantes a nível arciprestal e de zona no CDPJ, e da importância de criar espaços de liberdade para os jovens para que estes possam revelar as suas capacidades e apetências.
Os movimentos irão agora debater o Regulamento e haverá uma nova reunião no próximo dia 23 de Junho de 2007 para analisar as reflexões de cada Movimento e, consequentemente, aprová-lo. Espera-se que no próximo ano pastoral este Conselho esteja criado.

Sem comentários: