dpjgblog

quarta-feira, abril 04, 2007

Banda Jota em Pinhel e numa "história de Amor"

Uma «história de amor» na Via Sacra

Jovens da Escola Secundária de Pinhel fizeram uma Via Sacra com testemunhos sobre os problemas de hoje

Quatro dezenas de alunos da Escola Secundária de Pinhel (diocese da Guarda) fizeram da Via Sacra uma «História de Amor». Os primórdios da iniciativa começaram na celebração natalícia. "Vi-os muito animados e pensei fazer algo diferente na Quaresma" - disse à Agência ECCLESIA o diácono Rui Manique, professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) daquela escola. Depois do auxílio na Eucaristia de Natal - através do coro - avançou-se "para a dança, teatro e música". E avança: "partimos para «História de Amor» - Via Sacra actualizada para os dias de hoje - que tem realidades novas".
Ontem (30 de Março), nas antigas instalações da RHODE, em Pinhel, os alunos levaram à cena o resultado de muitos ensaios. "Mostraram algumas estações da Via Sacra" através "de testemunhos fictícios de um jovem drogado ou de uma adolescente grávida" - relatou. Uma actividade inserida no Plano Anual de Actividades da Escola, no âmbito da disciplina de EMRC. Envolveu música, dança, teatro e transmitiu uma mensagem "actualizada da tradicional Via Sacra". Nele foram retratadas várias situações problemáticas da sociedade actual, com as quais, num futuro mais ou menos próximo, "os alunos se poderão vir a confrontar" - frisou Rui Manique.
Com algumas centenas de participantes, "a festa da Ressurreição foi o momento auge da festa". Para que este espectáculo fosse possível valeu o esforço de "toda a comunidade educativa, especialmente de alguns alunos que souberam abdicar dos seus tempos livres para ensaios e outras tarefas artísticas" - esclareceu.
Os jovens actores - cerca de 40 alunos - não são todos de EMRC. Alguns professores de outras disciplinas "também deram um contributo importante neste iniciativa".A iniciativa contou com o apoio do Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda (DPJG). No final a Banda JOTA - agrupamento musical - deu um concerto. O Pe. Jorge Castela, responsável deste Departamento e um dos elementos da Banda JOTA, relatou à Agência ECCLESIA que a "música é uma forma de evangelizar".
Com dez elementos, a Banda JOTA editou um trabalho discográfico mas "temos temas novos novos". Nascida em 2003, este grupo teve o seu embrião na Pastoral Juvenil da diocese da Guarda mas "já percorremos o país de Norte a Sul".
Ontem actuaram em Pinhel e hoje (31 de Março) a Banda JOTA levará os seus acordes e a música de mensagem aos jovens de Abrantes (diocese de Portalegre - Castelo Branco). Um grupo de sucesso onde abundam os prémios. "Três jovens do nosso grupo já ganharam festivais nacionais da Canção Religiosa e outra já participou no Festival da Eurovisão" - confidenciou o Pe. Jorge Castela.

Sem comentários: