dpjgblog

quarta-feira, julho 02, 2008

Festival Jota


A segunda edição promete muitas novidades

Aproximam-se os dias da realização do Festival Jota 2008, que ocorre na vila do Paul, nos dias 25, 26 e 27 de Julho, e que promete muitas novidades em relação à primeira edição, no ano passado.
A organização salienta os melhoramentos levados a cabo pela Paróquia do Paul em todo o recinto do Santuário Nossa Senhora da Dores e no próprio edifício do Centro Apostólico, que no ano passado serviu de Apoio à organização e que foi remodelado, sendo colocada uma cobertura exterior no pátio principal da casa. A canalização interior está ainda a ser renovada, devendo ser estreada durante o evento juvenil.
O recinto do Santuário foi também requalificado, estando agora equipado com inúmeros pontos de água, que por um lado irá possibilitar uma maior higiene aos participantes, e vem reforçar a segurança do espaço verde, na prevenção e ataque a eventuais fogos.
Além disso a organização encetou já negociações com diversas empresas de segurança, higiene e alimentação, de forma a proporcionar mais casas de banho, melhores refeições e diferentes condições no recinto de espectáculos.
As inscrições encontram-se já abertas quer para os participantes gerais, quer para os voluntários. Esta é outra das novidades deste ano. O voluntariado foi repensado e organizado de maneira a permitir uma melhor eficiência. Para além de fazerem parte da organização do evento, os voluntários receberão uma t’shirt própria entre outras ofertas.
Também “o teu palco”, o espaço para os grupos e artistas amadores, traz novidades. Além de estarem sujeitos e prévia selecção, o que permitirá assistir a espectáculos de ainda maior qualidade, os grupos poderão ver o seu trabalho premiado com o “Prémio Revelação”.
Quanto aos artistas do cartaz, à excepção de um ou outro, ou actuam pela primeira vez neste evento, ou gravaram, entretanto, novos discos.
A grande expectativa está na cantora católica Claudine Pinheiro que lançará o seu segundo álbum, primeiro de originais, na segunda noite do Festival. A Banda Jota, co-organizadora do Festival, e que deverá entrar em breve em estúdio para gravar o seu segundo disco, promete também apresentar todos os seus novos temas originais. Os “Terceira Margem” prometem apresentar igualmente temas novos. O padre João Paulo Vaz apresentará o seu mais recente trabalho: “Notas de um Sonho”. Os Kyrios irão também tocar as músicas do seu novo álbum: “Lc 15, 7”. Don José, “el cura roquero” que no ano passado rasgou os preconceitos da idade, vem apresentar a Portugal o seu novo disco: “Viviré”.
Quatro grandes novidades são a cantora espanhola Bea, a cantora brasileira Adrelle Lopes, os evangélicos “Sopro de Vida” e a banda portuguesa “Simplus”. Estes nasceram no Estoril e lançaram-se no mundo da música com o apoio do conceituado músico Tozé Martinho. Actualmente, contam já com dois cd’s, “Entrega” lançado pela editora “Universal” e “Quero-te mais” editado pelas Edições Salesianas. Para além da sua actuação na primeira edição do Rock in Rio Lisboa, um dos temas do seu último cd editado no final de 2007, faz parte da Banda Sonora da telenovela “A Outra”.
Quanto à cantora Valenciana a residir no Mosteiro de Nossa Senhora do Espinho em Vivar del Cid, Burgos, conhecida por Bea, vai apresentar-nos pela primeira vez alguns temas de “Sauraha” e de “Sólo la Voz”. Promete um espectáculo intenso e cheio de testemunho missionário.
Adrielle Lopes dispensa apresentação, pois no Brasil, de onde é oriunda, a música católica tem uma expressão bastante alta.
Os “sopro de Vida” realçam o lado ecuménico do festival, e apesar de serem o grupo mais novo nesta edição, prometem muita animação no seu concerto com o seu novíssimo cd “Sopro de Vida”.
Mas como o Festival Jota não se reduz aos concertos nocturnos, para as manhãs e tardes estão já programadas as catequeses conhecidas como “Andaimes para Deus” e mais de duas dezenas de ateliers, uns mais ligados às artes, outros à reflexão e outros ao convívio e à animação, diversos desportos radicais, passeios pela Serra da Estrela, caminhadas, tempos de oração, de confissão, de eucaristia, diversos espectáculos, entre muitas outras coisas.
Devemos salientar a grande colaboração que as “gentes” do Paul deram no ano passado, e todo o empenho e dedicação que estão já a colocar na edição deste ano. O Paul promete acolher todos os participantes e organizadores com o coração aberto. A nós cabe retribuir com a alegria e vivacidade própria dos jovens.
Não percas mais tempo. Informa-te melhor em http://www.festivaljota.com/.

Sem comentários: