dpjgblog

quinta-feira, abril 03, 2008

Dia Diocesano da Juventude em Pinhel



Traz a diferença a Centenas de jovens

A grande celebração da Juventude, que todos os anos costuma juntar centenas de jovens da Diocese da Guarda, é este ano na cidade de Pinhel, no próximo dia 12 de Abril. O acolhimento está previsto para as 14h30, no Largo dos Combatentes (junto à residência dos estudantes), local onde os jovens farão a sua inscrição relativa ao atelier que desejarem frequentar.
Nesse mesmo espaço o bispo da Diocese, D. Manuel Felício dará início à Celebração da eucaristia. Uma ideia do próprio para fazer face à diferença dos jovens e procurar caminhos de encontro aos anseios da fé dos mesmos. Assim a Celebração da Eucaristia terá início na rua com a liturgia da Palavra. Os jovens serão convidados depois a fazer um percurso pedonal em direcção à Escola Secundária da cidade, onde decorrerá o resto da eucaristia. Durante este trajecto, com cânticos e muita animação, os jovens farão o ofertório da Eucaristia e manifestarão pelas ruas da cidade a sua fé. No final da Eucaristia os jovens terão a oportunidade de reflectir. Os ateliers à disposição na mesma escola e ligados ao voluntariado de acordo com o tema deste ano do Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda, “Ser + é dar-se”, serão orientados por responsáveis nas diversas áreas de intervenção social e religiosa da diocese. Estará presente o serviço diocesano de Pastoral Vocacional, o Secretariado diocesano das Missões, a Caritas, as irmãs que dirigem a casa de Saúde Bento Menni, e os responsáveis pelo Voluntariado no Hospital da Guarda e no Estabelecimento Prisional da mesma cidade. Pelas 18h00 será aberta a Feira “em movimento” com exposição de material interessante aos jovens cristãos, dando a conhecer alguns movimentos ou serviços de pastoral. O jantar será por conta de cada um ou de cada grupo. O Dia Diocesano da Juventude encerrará com o VI Festival Diocesano Jovem da Canção Religiosa. Este festival apurará o representante da diocese ao Festival Nacional A segunda parte deste será feita pelo grupo de inspiração cristã “Anima Christi”, um grupo que começou as suas lides musicais em festivais do género.


VI Festival Diocesano Jovem da Canção
Apura representante da diocese da Guarda ao festival Nacional


Durante o Dia Diocesano da Juventude da diocese da Guarda, que vai ocorrer no próximo dia 12 de Abril na cidade de Pinhel, os jovens vão poder assistir ao VI Festival Diocesano Jovem da Canção Religiosa subordinado ao tema “Sereis Minhas Testemunhas” e que apurará o representante da diocese ao Festival nacional que vai ocorrer em Coimbra em Novembro próximo. Como em outros anos, este festival da canção é uma actividade em que os jovens gostam de participar. Estão já seleccionadas as músicas a concurso e os seus representantes vêm de diversos pontos da diocese: Celorico da Beira, Guarda, Moimenta da Serra, Covilhã, Belmonte, Trancoso, Rochoso e a cidade anfitriã, Pinhel. O festival, que vai decorrer no Pavilhão Multi-usos da cidade pelas 21 horas, promete muita animação. A segunda parte do mesmo vai ser feita pelo grupo de música de inspiração cristã, Anima Christi. É de salientar que a diocese já venceu algumas das anteriores edições nacionais.


Anima Christi no Festival Diocesano
Muita animação no festival



Na noite do Dia Diocesano da Juventude, que vai ocorrer na cidade de Pinhel, a diocese vai apurar o representante ao festival nacional do Festival da Canção Jovem de Mensagem. A segunda parte deste festival vai ser feita pelos Anima Christi, uma banda de música "Pop Cristão", que se caracterizam por uma sonoridade acústica e interpretam, quase exclusivamente, temas originais, compostos na sua maioria para participação nos festivais realizados na Vigararia de Alenquer, de onde são oriundos. O grupo nasceu da vontade de dois amigos que gostam “mais do que muito” de música e partilham entusiasmadamente a mesma fé, como eles afirmaram. Foi esta fé em Cristo Jesus que os levou a pensar num projecto diferente. Diferente, não porque seja um projecto ambicioso, mas sim um projecto de fé, onde o único objectivo é levar, através da música, a mensagem de Cristo que, embora datada de há dois mil, permanece de uma actualidade inquietante.

Sem comentários: