dpjgblog

quinta-feira, janeiro 06, 2005

É importante. Mais, é urgente, útil, necessário, imprescindível:

  • INSCREVERES-TE PARA O PROJECTO TAJ

Será no Verbo Divino, no Tortosendo, no fim de semana de 15 e 16 deste mês, ao preço de 25 €. Compromete-te e assume a tua fé evagelizando! Taj a ver?

  • DEIXARES AQUI O TEU TESTEMUNHO DA PEREGRINAÇÃO DE CONFIANÇA

Se estiveste por lá, ou se recebeste polacos em tua casa ou se participaste na Vigília do dia 25 na Guarda, partilha a tua experiência connosco.


1 comentário:

Anónimo disse...

Escrevo agora, passados já alguns dias após o encerramento do Encontro Europeu de Lisboa. Muitos dos meus companheiros nesta etapa da Peregrinação de Confiança na Terra, já chegaram às suas casas nos seus países. Alguns deram notícias. Trocaram fotografias, músicas... e emoções após esta experiência.

Pouco tempo depois de chegar a casa, ouvi pela primeira num Telejornal a palavra "Taizé". Senti uma emoção enorme. Parecia que aquela palavra que significava momentos de união entre jovens tão diferentes, momentos passados tão perto de Deus em silêncio a ouví-lo... essa palavra que normalmente só ouvíamos na boca de jovens que se libertavam de muitas coisas para viverem alguns dias em simplicidade e comunhão, tinha finalmente chegado a toda a gente... quase como se o mundo acordasse para a vida de simplicidade e união.

Este desejo do Encontro de Taizé se realizar em Portugal já existia há muito tempo nos portugueses que conheciam Taizé.
Era como um sonho que ninguém poderia ousar sonhar. Mas afinal tornou-se realidade. Recebemos o Encontro Europeu de Taizé no nosso País.
Apesar dos compromissos da vida de estudante, que neste momento são incrivelmente intensos, seria para mim impensável não ser voluntário neste momento único.
Foi com uma alegria enorme que recebemos estes milhares de jovens. E foi com alegria que também eu fui recebido numa cidade onde não vivia.
Poucos dias depois do Natal, as pessoas receberam em suas casas estes jovens que vieram adorar Deus.
Cristo nasceu em casas de milhares de famílias que abriram as suas portas e os seus corações.
Numa grande cidade onde as pessoas quase não dizem bom-dia a quem se cruza com elas nas ruas, houve famílias que não hesitaram em dar as chaves de suas casas a estes jovens.

Houve confiança!
É aqui que começa esta etapa de Confiança na Terra!
Um jovem polaco, no pequeno grupo de reflexão ao qual eu pertencia na paróquia, dizia que para ele, isto era o envangelo, isto era a Felicidade, era ser realmente feliz... todos juntos, indiferentes a nacionalidades,
raças, religiões ou outras diferenças, sentados no chão a cantar a mesma música... a falar a um Deus único.
E foi esta felicidade que eu descobri em Taizé e em Encontros Europeus de Taizé.
A Confiança!
A Esperança!
Consegui acreditar que é possível a Felicidade.
Quando num Encontro Europeu se vêem tantos milhares de jovens juntos... felizes... a rirem e a espalharem alegria pelo espaço do encontro... eu sinto que isto é felicidade... esta é a verdadeira alegria de ser Cristão!
Ao ouvir as palavras do velhinho irmão Roger, sinto coragem... consigo realmente acreditar nos homens... consigo acreditar que realmente podem mudar o mundo se viverem em comunhão e união...
Sinto esperança...
Sinto-me realmente numa etapa duma peregrinação de Confiança na Terra!

"Ao longo de uma vida, surgem frequentemente hesitações e mesmo dúvidas. Podemos então dizer a nós próprios: «Vai em frente! Lembra-te que a inquietação não a nenhum lado»"

"No silêncio do teu coração, Cristo murmura: «Nunca te deixarei sozinho, enviar-te-ei o Espírito Santo. Ele permanecerá sempre contigo»"

(da reflexão do Ir. Roger no dia 29/12/2004. Podem encontrar todas as reflexões do irmão nas orações durante a semana do encontro, em http://www.taize.fr/pt_article1522.html)

Devido a indisponiblidade de transporte, não pudemos continuar esta peregrinação em Fátima, mas estivemos lá em coração e vontade. Vi na televisão, aqueles milhares de jovens de outros países em Fátima e fiquei emocionado.
Sim... sinto esperança e confiança nesta Terra que Deus ofereceu a TODOS!

Cheguei a casa muito cansado desta semana... mas muito FELIZ!

Obrigado! (... talvez a Deus)
:)

João