dpjgblog

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Projecto TAJ dá os primeiros passos

O dia 19 de Fevereiro marcou o início desse projecto que se vinha anunciando há muito tempo. O “Projecto TAJ” (Projecto de Trabalho Alargado com Jovens) deu os primeiros passos no passado fim-de-semana, no Tortosendo, onde se reuniram mais de trinta pessoas, na sua grande maioria jovens, com o intuito de lançar as bases para esta iniciativa.
Muito distinto nos trabalhos desenvolvidos, este dia apresentou um misto de oração, convívio, discussão, análise e reflexão, envolvendo as necessidades mais urgentes da pastoral juvenil por toda a diocese. No decorrer do dia ficaram bem claras as dificuldades e carências da diocese. Aliás, o objectivo maior deste trabalho, cujo desenrolar e objectivos se pretendem a médio/longo prazo, é (re) vitalizar as zonas mais estanques da diocese e/ou que, por motivos diversos, não manifestem uma actividade efectiva com os jovens.
Desta forma, o trabalho do passado sábado serviu para propor aos participantes, uma missão de evangelização dentro da própria diocese, à semelhança do envio dos setenta e dois discípulos que foram enviados por Jesus dois a dois pelas cidades. Também à semelhança do que Jesus fez, serão constituídas equipas com um mínimo de três (e não de dois) elementos, que trabalharão nas paróquias e arciprestados que assim o pretendam ou que estejam abertas para tal.
O entusiasmo foi crescente ao longo do dia. Mas também trouxe dúvidas, incertezas. Sobretudo ficou no ar algum receio em relação à vontade dos párocos em acolher este grupo dos que ficaram a chamar-se “Taj’andar”, a pessoa que faz parte do projecto TAJ. Porém nada de desânimos. No final ficou muita esperança em aberto.
Já estão inscritos neste projecto 18 pessoas, mas o dia não foi de decisões definitivas. Foi sim de propostas. E por isso voltarão a reunir na tarde do dia 2 de Abril, em que, aí sim, o Departamento da Pastoral Juvenil poderá ficar a saber com quem poderá, inicialmente, contar no decorrer deste projecto. Espera-se que até lá mais cristãos se juntem ao projecto para que no dia 16 de Abril, no Dia diocesano da Juventude, recebam a sua nomeação ou imposição em cerimónia pública.

Sem comentários: