dpjgblog

quinta-feira, outubro 27, 2005

IV Fórum Juvenil sobre "Novos Laboratórios da Fé"

Vai realizar-se no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, na Guarda, no dia 19 de Novembro, o IV Fórum Juvenil da diocese da Guarda. Trata-se de um espaço de reflexão, de encontro e de análise diocesana. Este ano o assunto a reflectir serão os “Novos Laboratórios da Fé”, isto é, os espaços que hoje os jovens costumam utilizar e ocupar como espaços onde se pode fazer experiência de Fé. Aliás é o tema que dá origem ao lema que o DPJG escolheu e propõe para este ano, “O vento sopra onde quer…” (Jo 3,8).
Virá ajudar à reflexão o Dr. Pe Rui Alberto, director da Edições Salesianas e autor de diversos livros intimamente ligados à Pastoral juvenil, área em que está especializado.
Os jovens participantes terão a oportunidade reflectir na área do “laboratório” que mais lhe interessar e de colocar em prática o que reflectiram através de oficinas interessantes que se realizarão ao longo do Fórum Juvenil.
É de destacar ainda a pequena homenagem que o DPJG pretende concretizar na Eucaristia de encerramento a D. António dos Santos, o bispo que ocupa a Cátedra egitaniense, embora doente. Os jovens querem recompensar D. António pelo carinho que sempre tem manifestado para com eles com uma Oração a pedir pelas suas rápidas melhoras. Presidirá à Eucaristia D. Manuel da Rocha Felício.
Mais, em ano da morte de duas grandes figuras intimamente ligadas aos jovens e espiritualmente entre si, no mesmo dia à noite, pelas 21.00 horas, na Sé Catedral, o DPJG irá organizar uma Vigília de homenagem ao irmão Roger e a João Paulo II. Esta Vigília está aberta a todos os que quiserem participar.
O Fórum será também ocasião para o Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil apresentar os novos elementos do mesmo, fazer o balanço do ano passado e dar a conhecer as novidades calendarizadas para este ano. Há muitas novidades interessantes. A animação estará a cargo da Banda Jota.
As inscrições, ao preço de 2 €, devem ser enviadas para o DPJG até ao dia 14 de Novembro.

Programa:
09.00h: acolhimento
09.30h: Oração da Manhã
10.00h: Dinâmicas e orientações sobre o tema com Pe Rui Alberto
12.00h: reflexão por grupos nos diversos “laboratórios”
13.00h: almoço
14.30h: Memórias de 2005, Plenário, Apresentação do Calendário do próximo ano Pastoral
17.00h: Eucaristia com homenagem a D. António dos Santos
21.00h: Vigília em homenagem ao Irmão Roger e João Paulo II na Sé Catedral
Para os que se perguntaram e não viram a resposta aparecer no monitor, aqui fica a informação de que, àqueles que queiram almoçar no Centro Apostólico, serão acescidos cinco euros no preço total, e que o deverão indicar na folha de inscrição.

2 comentários:

opensador disse...

Já publicitei o evento. Nomeadamente em http://pastubi.blogspot.com/

DPJG disse...

Obrigado. Contamos convosco.