dpjgblog

domingo, novembro 13, 2005

DPJG no Congresso da Nova Evangelização

O responsável, a convite do sr bispo, e mais três elementos do DPJG estiveram presentes no ICNE, Congresso Internacional da Nova Evangelização que ocorreu em Lisboa na semana passada, entre os dias 5 e 13 de Novembro. Apesar de estar direcionado para a diocese de Lisboa, os participantes, cerca de 1500, eram de todos os países, sobretudo das diocese que aderiram a esta actividade e evangelização, Viena, paris, Bruxelas, Budapeste. O primeiro destes encontros ocorreu mesmo em Viena, entre 23 de Maio e 1 de Junho de 2003. Este, o de Lisboa, é o terceiro.
Destinado a ajudar os cristãos a irem ao encontro dos seus concidadãos para com eles partilharem a sua esperança, nas paróquias, movimentos, comunidades, escolas e capelanias, o Congresso teve momentos de oração, de escuta e de partilha, nas igrejas das cidades, bem como manifestações culturais e debates públicos, além de iniciativas festivas, de caridade, espirituais e culturais promovidas pelas paróquias, movimentos, comunidades, etc.
Foi igualmente uma oportunidade de encontro e partilha de experiências sobre os fundamentos e os desafios da Nova Evangelização.
A maior parte dos trabalhos ocorreram nos Jerónimos, com conferências, testemunhos e orações. Em cada dia havia um leque de cerca de 40 ateliers à escolha dos congressistas. De salientar que foi para os representantes da diocese um dos momentos altos, onde aprenderam e renovaram ideias.
Como o tema escolhido pelo DPJG para este ano tem muito a ver com a Nova Evangelização, “Novos Laboratórios da Fé”, foi uma ocasião muito oportuna esta.

Sem comentários: