dpjgblog

segunda-feira, novembro 28, 2005

Fórum Juvenil com balanço positivo

“Novos Laboratórios da Fé” foi o tema deste IV Fórum Juvenil. Sob a organização do Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda, a iniciativa decorreu no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, no passado dia 19 de Novembro.
O evento marcou o início das actividades do DPJG, incidindo sobre o estudo de espaços frequentados pelos jovens, e onde se possa apostar na evangelização. O desenvolvimento dos trabalhos foi orientado pelo Padre Rui Alberto, salesiano, com experiência no tema e vários títulos publicados a esse respeito. Intervindo também no plenário, pôde ouvir os diversos grupos apontar problemáticas e, sobretudo, alternativas e caminhos para evangelizar espaços tão remotos como a noite, o mundo virtual, a arte, o desporto, a comunicação social, o turismo, a música, a escola, o voluntariado e inclusive a liturgia.
Os cerca de 250 jovens e agentes da pastoral juvenil presentes poderão reflectir sobre esta nova realidade tomando consciência que a Pastoral Juvenil, bem como qualquer outra pastoral tem de extrapolar a realidade das Igrejas e paróquias. Trata-se da Nova Evangelização que tanto João Paulo II propunha. Os presentes ainda tiveram oportunidade de navegar pela Internet, sobretudo para conhecer a nova imagem do site do DPJG, oportunidade de experimentar grafitis, e quem quisesse também tinha à sua disponibilidade os jornais do dia.
Além de toda a reflexão, da qual daremos em breve as Conclusões retiradas deste fórum, o dia serviu para grande convívio entre os participantes e animação com a ajuda de vários elementos da Banda Jota. Segundo apurámos, não poderam estar presentes todos os elementos da banda porque se encontram em estúdio de gravação e os elementos ausentes estavam a gravar.
Já quase no final do encontro, o DPJG apresentou algumas das novidades para este ano pastoral. Salientamos pela inovação, as seguintes: o grupo de jovens artistas cristãos Labirinto, os concursos de arte (Encontr’arte), do melhor site melhor blogue (Registr@te), o V Festival da Canção religiosa Jovem, o I Encontro de jovens namorados cristãos, o Retiro Ambulante, a Peregrinação a Taizé, o Festival Jota, tudo actividades que prometem dar a conhecer melhor aqui no (A)corda Jovem em breve.

Sem comentários: