dpjgblog

segunda-feira, novembro 28, 2005

Sé recebe Vigília de Oração

Foi ao estilo de Taizé que se rezou na Sé Catedral da Guarda, na noite do passado dia 19 de Novembro. A cerimónia pretendia homenagear e recordar o Irmão Roger e João Paulo II, ambos falecidos no decorrer deste ano.
Organizado pelo grupo dos Taj’andar, projecto de evangelização juvenil da diocese, com frases de cartas e mensagens de ambos aos jovens, cânticos e preces, a Vigília reuniu mais de uma centena de jovens e populares da cidade, que acederam ao convite que lhes havia sido lançado nas semanas anteriores. O frio que se fazia sentir na cidade fazia-se sentir igualmente na Sé. Mas dos corajosos, nenhum arredou pé até ao final da oração. O ambiente foi de simplicidade e recolhimento, pelo que o balanço não poderia ser negativo. O espaço, com pouca luz, muitas velas, as cores laranjas e alguns ícones de Taizé, as fotos dos homenageados, imagens em power-point e em vídeo dos dois, transformaram a atmosfera da Sé, Cátedra diocesana, num espaço de comunhão com a fé e com a santidade destes homens.
Recordamos que, ambos falecidos no decorrer deste ano, assumiram-se como as duas referências maiores deste século para os jovens, pelo trajecto pessoal na defesa de valores tantas vezes esquecidos. Também o esforço por um diálogo ecuménico cada vez mais profícuo foi uma marca de ambos. Uma homenagem a dois personagens queridos e saudosos para os jovens, numa noite de oração. Pena que o tempo não ajudasse para congregar mais gente.

Sem comentários: