dpjgblog

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Escola de Formação sobre a Igreja

No passado dia 3 de Dezembro, no Seminário do Tortosendo, junta-ram-se, para uma formação, vários animadores de grupos de jovens e elementos do Projecto TAJ. A temática em questão era interessantíssima: «IGREJA, o que somos, como somos”.
Depois de reflectirmos sobre o que é ser Igreja a partir de diversas notícias de jornal relacionadas com vivências de igreja, foi a vez de aprendermos a forma como se compõe, se estrutura a Igreja. Foi interessantíssimo aprender como se constitui a Igreja, desde a Cúria Romana ao Conselho Paroquial ou económico das paróquias, desde o Papa ao mais simples fiel, o leigo. Esta parte foi abordada pelo distinto Padre Carlos Lajes com doutoramento em Direito Canónico e acompanhada pelo não menos distinto Padre Jorge Castela. É de salientar que esta formação esteve sempre em alta pela excelente exposição do prelector, pela forma extraordinária de comunicação do Padre Jorge Castela, pelo interesse dos formandos, pelo espaço de partilha de opiniões e pela reflexão a que na hora certa se deu lugar. Do muito que foi dito referimos apenas o Tríplice Ministério da Igreja, o essencial do cristão para ser verdadeiro cristão: profético \ profissão de fé; sacerdotal \ litúrgico; rei \ serviço. Sem um destes não somos verdadeiros cristãos. Ressalvamos ainda a estrutura da Igreja como Corpo Místico de Cristo.
É interessante sentir que cada um só por si não é Igreja, será pois em comunhão que formaremos a Igreja viva!
Que muitas mais formações sejam feitas neste âmbito, de forma a que nos possamos sentir mais ricos e esclarecidos. Pena foi que o número de participantes fosse pequeno.
Elizabete Dente

Sem comentários: