dpjgblog

segunda-feira, março 20, 2006

1ª Assembleia de Grupos


Foi na tarde do passado dia 11 de Março que se realizou a 1ª assembleia de Grupos de Jovens da diocese. Realizou-se no Seminário da Guarda, e foi, segundo o DPJG o início de uma caminhada que pretende fazer com os grupos de jovens radicados na diocese. Segundo o responsável afirmou ao Ecclesia, pode estar aqui o futuro do Conselho Diocesano da pastoral Juvenil, espaço de comunhão entre agentes, movimentos e jovens da diocese.
A tarde do dia 11 foi, de facto, uma oportunidade de os grupos de jovens se relacionarem entre si, de fazerem intercâmbio com os seus projectos e programas de trabalho, de reflectir sobre problemas comuns e de partilhar experiências .
Estiveram presentes 32 responsáveis representando os seguintes grupos: Colmeal Jovem, de Colmeal da Torre; Ikon, Mensagem “, e “Sinal Jovem” da Guarda; Gas&C de Souropires; “J.S.M” de S.Martinho , Covilhã ; JEC, de Moimenta da serra; J.I.P, Pinhanços: Jovens à descoberta”, Covilhã; Juventude Cristã do Fundão”, Fundão; “ JuvEstrela” de Vale Estrela; “ Os jovens em Movimento” Alverca da Beira”; Os Apóstolos”, Cerdeira; Jovens de Trancoso e ” Trovadores de Deus” de Celorico da Beira.
Depois da apresentação dos elementos presentes e dos respectivos grupos de jovens, verificando-se que havia representação de jovens de todos os arciprestados à excepção do arciprestado de Alpedrinha, Almeida sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo e Penamacor, os presentes expuseram as suas maiores dificuldades. Destacaram-se as seguintes: falta de compromisso, pouca maturidade, pouca disponibilidade, instabilidade pouca motivação, falta de ideias, poucos apoios.
De seguida os grupos apresentaram as principais actividades que tencionam promover e lançaram algumas propostas no sentido de colmatar estas dificuldades. Ainda houve tempo para o DPJG expor ou re-expor algumas das iniciativas deste ano. Esteve também presente o responsável do Serviço Diocesano de Pastoral Vocacional, o senhor Padre Serafim Reis, que apresentou algumas das iniciativas que este serviço pretende concretizar. De destacar um jornal que será distribuído no dia Diocesano da Juventude com várias rubricas para ajudarem os jovens a seguir Jesus e ao compromisso.
O DPJG pretende que estas assembleias continuem e tenham um carácter mais vinculativo. Prevê-se a realização de assembleias duas ou três vezes por ano.

Sem comentários: