dpjgblog

quarta-feira, junho 28, 2006

Taizé de 4 a 14 de Agosto

Semana após semana, ao longo de todo o ano, jovens de todos os países da Europa e também de outros continentes vão a Taizé participar em encontros centrados na «vida interior e solidariedade humana».
De um domingo até ao domingo seguinte, cada um é convidado a entrar no ritmo de uma vida comunitária durante uma semana: reunir-se com os irmãos três vezes por dia para a oração, juntar-se a pessoas de outros países para os encontros, as refeições, as discussões em pequenos grupos, e diversos trabalhos.
Na página virtual da comunidade de Taizé pode ler-se que ir a Taizé “é ser acolhido por uma comunidade marcada desde o seu início por duas aspirações: avançar numa vida de comunhão com Deus, através da oração pessoal e da beleza da oração comunitária, e assumir responsabilidades para depositar um fermento de paz e de confiança na família humana.”
A procura de comunhão com Deus torna-se possível graças à oração comunitária, aos cânticos, ao silêncio e à meditação pessoal que acontecem em Taizé.
Do programa de um dia normal, que vai de segunda a sexta-feira, consta aOração da manhã (08:15h), uma Introdução bíblica seguida por um tempo de silêncio (10.00h), a Oração do meio-dia (12:20h), o Ensaio de cânticos (14:00h), os Grupos de reflexão (15:30h), Workshops(17:45h) e a Oração da noite (20:30h). NaSexta-feira à noite, depois da oração comunitária das 20:30h há uma oração à volta da cruz, e no Sábado, à tarde, há, pelas15:30h) o Fórum, encontro com jovens de diferentes continentes ou workshops com temas diversos, e pelas 20:30h Oração da noite, com a celebração da luz pascal. No Domingo há Eucaristia pelas 10.00h, e, após o almoço, termina a Peregrinação.
É também possível passar a semana em silêncio para deixar o Evangelho iluminar a própria vida. O silêncio é acompanhado por uma meditação bíblica diária e pela possibilidade de encontros pessoais com um irmão ou uma irmã.
É sempre possível encontrar um irmão ou uma irmã para partilhar sobre a busca pessoal ou uma dificuldade, para ser escutado.
Quem toca instrumentos de música pode levá-los para eventualmente acompanhar a oração (instrumentos de sopro, violoncelo, guitarra clássica).
As condições de vida em Taizé são simples. O alojamento é feito em tendas ou dormitórios, ou em tendas pessoais. Por isso, devem levar saco-cama, colchão pneumático, cobertores.
O preço da peregrinação diocesana é de 145€ para jovens até aos 30 anos; para pessoas com mais de 30 o preço é de 180€ (os adultos que não tiverem tenda e precisarem dormir nas camaratas da comunidade prever mais 3 euros por dia e por pessoa). Este preço inclui viagem em autocarro e estadia completa em Taizé. Os ineteressados devem pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença (substitui o modelo E 111) para o caso de ser preciso assistência médica, e os menores devem ter autorização dos Pais devidamente confirmada por Notário. As inscrições devem ser feitas quanto antes. Neste momento restam poucos lugares já.

Sem comentários: