dpjgblog

sexta-feira, julho 07, 2006

Retiro Ambulante - “É que é já a seguir!”

Bem sabemos que nenhuma televisão vos seguirá. Mas ele também não pediu… A sério, isso são as más-línguas! É que é como ele diz, se tem fé, não há-de ter vergonha em manifestá-la! E se ganhámos o jogo e ele sente que tem de agradecer, que agradeça. Mas sabes, ele é cristão! Como tu. E, para além de um acto de coragem, de humildade, de fé, é um acto cristão o que ele faz: dá exemplo. Gostemos ou não de Scolari, a menagem dele é clara: tem a sua fé, por ela reza e pelas benesses agradece.
Está quase a terminar este ano lectivo. Mesmo para os que trabalham, este tempo é uma espécie de fim de etapa. Porque férias de Verão são férias de Verão. O que te propomos, depois de um ano de trabalho, é manifestares a tua fé. Na alegria, na oração, no esforço, na caminhada, na contemplação. É que os dias 13, 14 e 15 de Julho servirão para tudo isto. Estás tu à procura de argumentos. “Andar, ugh!!!” “Mas o Sol que é tão chato, por estas alturas.” “E acampar.” “Querem mesmo convencer-me que a centésima parte do meu colchão ortopédico não é tão má quanto parece!” “E essa de fazer amigos já não pega!”
Tens razão. Mas olha, fica o recado na mesma: vamos sair pelas 8:30 das traseiras do chafariz da Dorna, na Guarda. A ideia é percorrer esta zona tão bonita. É verdade, tantas vezes a olhar para os cumes, cheio de vontade de os subir, e queres-te convencer que não é desta! A orientação, para Ele, caberá ao Padre Figueiró. A para Vila Soeiro caberá a outros. A todos. É que vamos caminhar juntos.
Esse sorriso que começas a esboçar é de interesse? Vontade? Olha, são 28euros. É o que podemos fazer, porque trataremos da alimentação, material e essas coisas. As tuas preocupações logísticas serão mínimas. Convinha era que avisasses até dia 8, ok? Se fores, leva saco-cama, tenda, calçado próprio para caminhadas, material de higiene e o que precisares para uns mergulhos (e para depois te secares, pois claro). Um caderno e uma caneta também podem dar jeito. Uma viola…
Com a alegria não te preocupes: se não levares, depressa ta arranjamos. Leva um amigo. Ou dois. Leva o grupo todo. Oh, não venhas agora com essa. Deves achar que eu não sei que nessa altura o mundial já acabou!
Igor Costa

Sem comentários: