dpjgblog

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Uma experiência de Amor e compromisso verdadeiros

ENCONTRO DE JOVENS NAMORADOS CRISTÃOS


No passado dia 9 de Fevereiro, 9 casais de jovens namorados e cristãos estiveram em Celorico para participar no encontro de Jovens Namorados Cristãos que o DPJG promoveu com a colaboração de alguns jovens casais e do grupo de Jovens do arciprestado de Celorico, os Trovadores de Deus.
O encontro iniciou-se pelas 14.30h com umas dinâmicas de conhecimento e de apresentação, o que levou os participantes a reflectir e a tomar consciência do outro e das suas características. Depois, e na presença de dois casais cristãos, um com menos de um ano de casado, O João e a Susana Gonçalves, e outro com cinco anos de matrimónio e duas crianças, o Zé Luís e a Gracinda, os jovens tiveram a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas e de tomar conhecimento das dificuldades e da alegria em as superar que um casal novo encontra na sua vida e caminhada. Pelas 18.30 horas os jovens deslocaram-se à Igreja de Santa Maria para, juntamente com os cristãos da paróquia que se quiseram associar, agradecer a Deus o dom do Amor. Para o final do dia estava preparada um enorme e agradável surpresa, o Jantar à Luz de Velas e com música ambiente. O grupo de jovens Trovadores de Deus assegurou, não só a ornamentação e a organização do dia, como a elaboração do jantar e da animação. Foram, sem dúvida, excepcionais. O DPJG agradece a sua colaboração, bem como a dos párocos e de todos aqueles que ajudaram este dia a ser tão útil.
No final, os participantes manifestaram a sua alegria e conforto pela participação neste encontro e pediram ao DPJG para repetir todos os anos esta experiência. Ficam em seguida os seus pequenos testemunhos deste dia e deste encontro.




Esta experiência foi muito positiva, pois no corre-corre da vida é muito bom poder parar, reflectir, brincar, sorrir junto de quem mais amamos, sem nunca esquecer Aquele que “nos fez” existir. A caminhada feita a dois só é possível com a presença de Jesus.
Parabéns aos Anfitriães e que Jesus continue a iluminar-vos. Bem-haja.
Dina & Amílcar


Achei que foi muito produtivo, tanto para aumentar a nossa fé, através das reflexões e testemunhos dados, como para conhecer ainda melhor a pessoa que amamos. Todas as actividades foram muito divertidas e ao mesmo tempo fizeram-me reflectir muito na minha relação amorosa e na minha fé em Deus.
Há verdades que mentem, há lágrimas que são inúteis, há amores que traem, há sempre uma vida que morre, mas haverá sempre momentos que não se esquecerão!!!
Obrigado do fundo do coração e espero que se repita tudo para o próximo ano.
Patrícia Silva & Davide Neves




O encontro de jovens namorados cristãos é um reavivar de forças, de compreendermos as dificuldades com que muitos casais “iguais” a nós tiveram de enfrentar.
É conhecer cada vez mais o outro, a aceitar que caminhamos com ele!
Porque o amor pode mover uma montanha, nós temos a certeza que vamos movê-la bastante longe, pois são 3 contra 1! Eu, o Amor e Deus!
Obrigado a todos por este dia, e a ti Deus agradecemos-te todas as bênçãos que nos tens dado! Com amor.
Ana & Jorge


Este encontro é importante na medida que ajuda o casal a encontrar o AMOR junto de Deus.
Gostámos muito de todos os momentos, foi tudo feito com muito carinho e amor. Agradecemos a Deus e a todos os “enviados” por Ele a proporcionar-nos um dia tão magnífico como o de hoje.
Fátima & Rui





Este foi um dia em que sentimos uma vez mais a razão pela qual Deus nos uniu!
Ambos conseguimos sentir que a nossa união tem uma razão de ser, que temos uma missão juntos, algo de maior que nos ultrapassa.
É bom sentir que Ele está sempre ao nosso lado, na nossa relação, e nos ajuda em todas as dificuldades, que se nos deparam ao longo da nossa caminhada.
Este dia foi especial, porque podemos partilhar com outros jovens casais de namorados, o nosso Amor, e a forma como o vivemos.
Agradecemos a todos os que nos proporcionaram este dia, muitos parabéns e obrigado!!!
Joana Pina & Bruno Simões



A nossa opinião é sem dúvida positiva!
Foi a nossa “primeira vez” e gostámos muito, foi divertido... Ao longo do dia houve momentos engraçados, mais sérios, é sempre bom ouvir testemunhos de outros casais!
Orgulhamo-nos de ser NAMORADOS CRISTÃOS, pois só mesmo uma “comunidade” como a nossa para organizar eventos como este! Muitos parabéns à organização.
Eliana Bispo & Rui Gaspar


Como principiantes nesta actividade do DPJG, felicitamos todo o Departamento pela iniciativa tomada e por abordar este tema do namoro de uma forma tão simples e pura, como o Amor de Cristo por nós. Fomos muito bem recebidos e também recebemos no nosso coração testemunhos do amor mútuo entre os casais que partilharam connosco o seu amor. Para alimentar o nosso amor ao longo dos anos, tem que se condimentar com compreensão e adaptação de ambos os feitios do casal, e aqui viemos encontrar uma nova forma de evidenciar que através da fé o Amor dura e suporta tudo, a ponto de transformar montanhas. Obrigado por nos ajudarem a construir mais a nossa ponte um para o outro, claro, com a ajuda de Cristo.
Os enamorados, Lurdes & António


Este dia foi pautado pelo Amor e pela Felicidade, foi um recarregar de baterias... Que não, não estão! Mas dias como este, momentos como os que cada um de nós aqui viveu ajudam a solidificar os alicerces de uma relação que procura crescer no Amor de Deus.
Bem-haja a todos aqueles que tornaram possível este dia.
Com amor: Mónica & David Botas



Para nós este encontro esteve bastante bem organizado, o espaço onde decorreu ajudou ao sucesso deste dia.
Foi uma tarde com muita magia que ajudou muito a fortalecer a nossa relação. Foi muito especial para nós na medida em que continuamos a nossa caminhada junto com Cristo.
Luísa & Hélder


Somos a Gracinda e o Zé Luís.
Estamos casados há 5 anos e temos um filho de 3 anos e meio e outro com 17 semanas de vida intra-uterina.
Conhecemo-nos no ano 2000, enquanto participávamos nas Jornadas Mundiais da Juventude que decorreram na cidade de Roma. Antes, no entanto, de chegarmos a Roma, parámos em Paray-Le-Morcial, a cidade do coração de Jesus, e aí permanecemos durante 4 dias a fim de nos preparamos para o encontro com João Paulo II. Foi durante esse tempo em que predominou a oração que nos encontrámos com Deus e também um ao outro. Ambos – descobrimos mais tarde – procurávamos um encontro pessoal com Deus. E ambos tivemos essa graça.
Eu (Gracinda) tinha pedido a Deus discernimento vocacional e eis que a resposta veio, clara e inequívoca, quando em oração percebi que o Zé Luís fazia parte da minha vida. Quem era afinal este rapaz? Um jovem que vinha do Porto, que eu nunca conhecera antes. E eu? Tinha 25 anos, e tinha partido da Guarda, sobretudo pedindo a Deus que iluminasse a minha caminhada na vida. Foram estes dois jovens, até então estranhos um ao outro, (mas bem conhecidos d’Ele) que Deus chamou à vocação do matrimónio que hoje vivemos. No namoro, sempre a presença de Deus a ajudar nas dificuldades, nos desafios e também na alegria do noivado, um ano depois do início do namoro, que ocorreu curiosamente, na noite de 12 para 13 de Agosto após uma celebração mariana.
Neste encontro para namorados cristãos apenas partilhámos a alegria do nosso encontro, a ajuda de Deus na luta pela pureza do nosso namoro, e o desejo de continuar a namorar pela vida fora. Acreditamos que o namoro é uma oportunidade única para as pessoas partilharem a vida, os defeitos, as qualidades, o temperamento. Falar sobre assuntos como a possibilidade de adoptar crianças; falar onde residir, etc., etc. O namoro deve ser sobretudo VERDADE e VIDA. Os testemunhos dos namorados, aqui presentes, e o acolhimento que se proporcionou foram muito bonitos. OBRIGADO!
Gracinda & Zé Luís

1 comentário:

emjoy disse...

por favor irmãos,
preciso muito de dicas de dinamicas de grupo para o encontro de namorados,
vcs podem auxiliar minha paróquia?
abraço
Paz e Bem