dpjgblog

sábado, janeiro 19, 2008

O CDPJ constatou a realidade diocesana

Encontro de zonas


A pedido do Sr bispo, o Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil reuniu nos passados dia 5 e 12 de Janeiro com alguns jovens e agentes de Pastoral juvenil da diocese. Os encontros tinham como objectivos fazer um ponto de situação da Pastoral Juvenil na diocese, chegar junto de jovens que ainda não conheciam as propostas existentes na diocese, quer ao nível do DPJG (Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda) quer ao nível dos movimentos juvenis implantados na diocese, e fomentar a criação de estruturas e equipas de pastoral juvenil nas paróquias, arciprestados e zonas pastorais da diocese. Assim o CDPJ pretendia encetar esforços para que no mesmo conselho tivessem assento dois representantes de cada zona pastoral.
Depois de enviadas cartas e comunicações de diversas formas, estiveram presentes nestes encontros 25 jovens da zona norte, todos eles fazendo parte de grupos de jovens (Moimentinha, Alverca, Pinhel, Ervedosa, Trancoso, Freches, S. Martinho); 16 jovens da zona oeste, 9 dos quais nunca participaram em qualquer actividade promovida pelo DPJG (Moimenta da Serra, Eiró, Gouveia, Rio Torto, Tázem, Loriga, S. Martinho); 19 jovens da zona Sul, 11 dos quais também nunca participaram em actividades do DPJG (Fundão, Peso, Paul, Penamacor); e 4 da zona Centro (Colmeal da Torre, Cerdeira, S. Miguel e um seminarista). Estiveram presentes igualmente diversos membros da equipa do DPJG e representantes de alguns dos movimentos juvenis existentes na diocese, a saber, a Juventude Hospitaleira, o CNE e os Convívios Fraternos.
O cenário e a participação dos jovens demonstrou muitas das dificuldades que existem na diocese ao nível da Pastoral Juvenil.
Na maioria das zonas ficou patente que ainda não é possível criar estruturas de base e que a Pastoral Juvenil ainda não é tida como prioritária. Também se reconheceu a ausência de jovens ou grupos de jovens nas paróquias. Dos cerca de 40 grupos que constam da base de dados do DPJG apenas se fizeram representar 10 grupos. Também só estiveram presentes quatro párocos.
Apesar das dificuldades sentidas, pode dizer-se que o balanço dos encontros é positivo, pois a reflexão e a partilha de informações foi muito profícua. Além disso, um dos objectivos dos encontros foi atingido, pois estiveram presentes alguns jovens que não conheciam absolutamente nenhuma das propostas diocesanas que existem para eles.
O CDPJ e o DPJG sentem agora maior necessidade de ir junto daquilo que se pode chamar de bases, incentivando uma maior participação dos párocos e dos diversos responsáveis de pastoral. Por este motivo dispõem-se a organizar outros encontros nas paróquias que assim o pretenderem. E mais uma vez se realça o papel do Projecto TAJ como uma solução para ampliar a Pastoral Juvenil.
Neste momento pretendem estes órgãos diocesanos reflectir e encontrar novas soluções para uma pastoral juvenil mais alargada e concertada, sem nunca perder a esperança.

Sem comentários: