dpjgblog

sexta-feira, outubro 31, 2008

Forma[c]ção E-vangelizar


Realizou-se no passado dia 11 de Outubro a Forma[c]ção E-vangelizar por iniciativa das Edições Salesianas e da Província Salesiana Portuguesa. A este encontro de “formação activa”, que teve lugar na Escola Salesiana do Porto, responderam mais de 500 catequistas e animadores.
O acolhimento foi dado pelo P. João de Brito, Provincial dos Salesianos, que sublinhou a necessidade de uma formação de qualidade, e a disponibilidade dos Salesianos em apoiar a Igreja nesse esforço.
A conferência “Evangelizar – pistas para o futuro” foi conduzida pelo Pe. Rui Alberto, Director de Produção das Edições Salesianas. Numa linguagem entusiasmante, convidou os participantes a superar a falta de alento e de Fé que bloqueiam, actualmente, a Pastoral da Igreja.
De seguida, os cerca de 550 participantes espalharam-se pela Escola Salesiana para poderem frequentar alguns dos 27 workshops diferentes que o encontro oferecia.
Para manter o mesmo nível de entusiasmo, o almoço foi seguido de um concerto interpretado por três jovens vocalistas das Edições Salesianas. A tarde preencheu-se com os mesmos ateliers, que foram repetidos, ao todo, três vezes.
Os participantes tiveram oportunidade de descobrirem novas formas de evangelizar através destes ateliers.
O responsável do DPJG orientou um desses ateliers, com o nome de “Música e Pastoral Juvenil”, propondo a música como um elemento a utilizar na Pastoral Juvenil focando-a nas perspectivas possíveis da sua utilização, e dando a conhecer o que se faz nesta área em Portugal.

Sem comentários: