dpjgblog

sábado, outubro 18, 2008

“Quem és tu, Senhor?”


A pergunta que o DPJG quer fazer este ano pastoral

Com base na questão colocada por Paulo quando, caindo do seu cavalo, se encontrou com alguém estranho numa visão, o DPJG vai procurar que, durante este ano pastoral, os jovens da diocese se perguntem mais uma vez “Quem és tu, Senhor?” (Act 9, 5).
A equipa que se reúne quase todas as semanas do ano para reflectir os jovens e programar pastorais para os jovens, sofreu este ano, como geralmente acontece, algumas remodelações. No entanto as preocupações continuam as mesmas, sobretudo para cumprir objectivos que se enquadrem no principal objectivo da sua missão: Evangelizar os Jovens. Tem-no feito sobretudo em três frentes: actividades de grandes concentrações e de primeiro anúncio, actividades de formação, sobretudo dirigidas aos animadores de grupos de jovens ou agentes de pastoral juvenil, e actividades de espiritualidade juvenil.
Porém, apesar de todo o esforço, reconhece que ainda tem muito que servir este diocese, sobretudo como um serviço que crie espaços de coordenação, acolhimento, interacção, oportunidade, congregação, formação, compromisso, entre outros.
Mas a verdadeira pastoral Juvenil não é aquela que uma estrutura tente concretizar, mas a que se faz no terreno junto de cada jovem e de cada grupo. Por isso ela depende do empenho de cada um, párocos, animadores, catequistas, pais, professores. São sobretudo estes que têm a missão de evangelizar os jovens. O Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil deve ser o espaço de encontro de todos estes e um espaço que faça sentir aos jovens que não estão sozinhos neste itinerário que uma Igreja diocesana e paroquial lhes propõe.
Para ajudar nesta tarefa, além dos grandes encontros que já se tornaram habituais na diocese e de alguns espaços de espiritualidade que vai procurar desenvolver ainda mais em parceria com o Serviço Diocesano de Pastoral Vocacional, o DPJG pretende este ano organizar mais encontros nas paróquias e zonas da diocese, sobretudo com os jovens que se crismaram ou se vão crismar. Com estes, tentaremos que se incentivem os jovens à criação de novos grupos juvenis e à caminhada de fé através de itinerários juvenis adequados.

O DPJG

Sem comentários: