dpjgblog

quinta-feira, outubro 19, 2006

A luz de Cristo ilumina a todos - VIII FEJ


É a primeira vez que uma diocese do interior acolhe este fórum juvenil que reúne as diversas igrejas cristãs que em Portugal têm feito caminhada ecuménica: a Igreja Católica, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Lusitana e a Igreja Metodista. No próximo dia 28 esperam-se várias centenas de jovens vindos de todo o país à cidade mais alta do país, a cidade da Guarda.
As actividades vão decorrer no Seminário Maior da Guarda que cumpre o seu 75º aniversário.
Entre todo o convívio, oração, patilha, do programa há a realçar a Conferência pelo Sr Bispo D. Manuel da Rocha Felício, representante português aos encontros de preparação da III Assembleia Ecuménica Europeia. Aliás, este fórum vai servir para preparar essa assembleia. Os jovens portugueses querem assinalar a sua presença neste encontro europeu, e vão escrever mensagens para serem enviadas aos bispos europeus. De realçar ainda que a animação musical estará a cargo da Banda Jota e que haverão momentos para as igrejas se darem a conhecer umas às outras.
No final do Fórum Ecuménico Jovem as Igrejas participantes confiarão a todos os jovens de Portugal uma peregrinação de comunhão. Assim, a Cruz e a Luz Ecuménica fomentarão localmente a oração pela unidade ao longo deste ano 2006-07. Esta Peregrinação pelas diversas dioceses do país, constituirá mais uma preparação em ordem à Assembleia Ecuménica de Sibiu, Roménia, em Setembro do próximo ano. Prevê-se que esta Peregrinação termine a diocese que acolhe o próximo Fórum Ecuménico, isto é, Viana do Castelo.
Vai ser uma experiência única de comunhão! Aparece e traz o teu almoço, a tua fé, a tua vontade, o teu amor para partilhar.


Para mais informações podem contactar o DPJG ou qualquer outra entidade organizadora.

- Programa:
10,00h- Acolhimento e animação pela Banda Jota
10.30h- Apresentação das Igrejas e dos participantes
11,00h- Celebração ecuménica
11,45h- Apresentação de Graatz (D. Manuel Felício), plenário
13,00h- almoço partilhado
14,30h- lançamento dos workshops
15,00h- Workshops
16,00h- intervalo
16,30h- Celebração final de envio

Sem comentários: