dpjgblog

terça-feira, outubro 31, 2006

Um círio, uma cruz e um diário de bordo ecuménico jovem darão a volta a Portugal

Da celebração de envio sairá o círio ecuménico jovem (preparado na Guarda), a cruz ecuménica jovem (preparada em Braga) e o livro de bordo ecuménico jovem (preparado em Lisboa). “Estes três símbolos irão dar a volta ao país para estarem depois em Sibiu (Roménia) – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Tony Neves, missionário Espiritano, em relação ao VIII Fórum Ecuménico Jovem que decorreu hoje (28 de Outubro) na cidade da Guarda. Subordinado ao tema “A Luz de Cristo ilumina a todos. Esperança para a renovação e unidade da Europa”, este Fórum faz a ponte entre a II Assembleia Ecuménica Graz (Áustria) que em 1997 lançou este dinamismo e a III Assembleia Ecuménica Europeia, a acontecer na cidade romena de Sibiu, de 4 a 9 de Setembro de 2007.
Com mais de duzentos participantes, o Pe. Tony Neves realça que “Cristo iluminou este jovens e pô-los a caminhar em direcção à Roménia”. E adianta: “com estes fóruns eliminam-se alguns entraves do caminho ecuménico”. Estiveram presentes jovens da Igreja Católica e do COPIC (Lusitana, Presbiteriana e Metodista) que foram convidados a debater, em diversos ateliers, as temáticas onde se propõe uma reflexão mais demorada sobre diversas vertentes ecuménicas: da luta pela justiça e pela paz à defesa da criação, da busca da unidade e de uma verdadeira espiritualidade aos desafios colocados pelas migrações no interior da Europa ou pela relação com outros sistemas religiosos, os jovens procuraram, em conjunto, interrogar-se perante uma realidade em mudança e lê-la à luz do Evangelho, para que caminhos novos possam surgir.
D. Manuel Felício, Bispo da Guarda e vogal da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé e Ecumenismo incitou também as diversas confissões cristãs a tomarem "a sério o ecumenismo como tarefa pastoral e caminho a percorrer pelas suas comunidades, desafiando ainda os jovens a entenderem a III Assembleia Ecuménica Europeia, não como um evento distante, participado apenas por um pequeno grupo de delegados, mas como um dinamismo e uma vivência que acontece desde já".
Ao analisar o percurso ecuménico em Portugal, o Pe. Tony Neves sublinha que a maior “dificuldade neste trajecto no nosso país é a história”. “Somos uma maioria católica e não conhecemos as outras realidades cristãs”.
O IX Fórum Ecuménico Jovem será, no próximo ano, em Viana do Castelo.

Sem comentários: