dpjgblog

terça-feira, outubro 31, 2006

VIII Fórum Ecuménico Jovem: Vivendo desde já a III Assembleia Ecuménica Europeia

Quase três centenas de jovens, oriundos de diversas partes do país e de distintas confissões cristãs reuniram-se, no Seminário Maior da Guarda, no passado dia 28 de Outubro, por ocasião da celebração do VIII Fórum Ecuménico Jovem. Assumindo como objecto de reflexão o tema “A Luz de Cristo ilumina a todos. Esperança para a renovação e unidade da Europa”, proposto para a III Assembleia Ecuménica Europeia, a decorrer na cidade romena de Sibiu, de 4 a 9 de Setembro de 2007, procurou-se, desde já, envolver os jovens cristãos na dinâmica da preparação deste grande evento.
D. Manuel Felício, bispo da diocese da Guarda e vogal da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé e Ecumenismo, falando os jovens presentes no início dos trabalhos, convidou a um recentrar da atenção de todos na pessoa de Cristo, numa relação cada vez mais profunda com o Senhor da Igreja una. O esforço que desde há muito as diversas confissões cristãs vêem desenvolvendo no sentido de procurarem conjuntamente os caminhos da reconciliação e da unidade, na fidelidade ao desejo de Cristo e às exigências do testemunho que são chamadas a dar no mundo actual, funda-se, de facto, na procura da crescente identificação com o próprio Cristo, no discernimento da Sua vontade, na leitura sempre renovada dos sinais dos tempos à luz do seu Evangelho. Remetendo para a Carta Ecuménica para a Europa, incitou também as diversas confissões cristãs a tomarem a sério o ecumenismo como tarefa pastoral e caminho a percorrer pelas suas comunidades, desafiando ainda os jovens a entenderem a III Assembleia Ecuménica Europeia, não como um evento distante, participado apenas por um pequeno grupo de delegados, mas como um dinamismo e uma vivência que acontece desde já. Mais do que preparada, a Assembleia deverá ser vivida pelos cristãos das diversas confissões como um desafio renovado à procura de novas ocasiões de trabalho conjunto, de oração em comum, de empenho em causas que, para todos, decorrem do assumir pleno de uma vivência coerente do Evangelho.
O VIII FEJ procurou ser uma resposta a este desafio, propondo, na parte da tarde, uma leitura, em pequenos grupos, da Carta Ecuménica. Reflectindo em conjunto sobre temas tão diversos como a luta pela justiça e pela paz, a defesa da criação, a busca da unidade e de uma verdadeira espiritualidade ou os desafios colocados pelas migrações no interior da Europa ou pela relação com outros sistemas religiosos, os jovens procuraram interrogar-se perante uma realidade em mudança e lê-la à luz do Evangelho, apontando possíveis caminhos de testemunho passíveis também de uma vivência ecuménica.
Por último, o VIII FEJ marcou também o arranque de uma “peregrinação de esperança” que se prolongará até à Assembleia Ecuménica. Um grande círio, sinal da luz de Cristo, acompanhado da cruz presente nos Fóruns Ecuménicos, daí partiram para Vila Real, dando início a um périplo que, ao longo do ano, atravessará as diversas dioceses e regiões do país, estimulando encontros e tempos de oração ecuménicos entre outros jovens (itinerário em http://dnpj.blogspot.com). Um “diário de bordo” permitirá aos seus participantes o registo de mensagens que, no final, serão levadas até Sibiu pela delegação ecuménica portuguesa que aí for enviada pelas diferentes confissões cristãs. Após esta, o IX FEJ, agendado para Outubro do próximo ano em Viana do Castelo, procurará dar a necessária continuidade ao muito que, em Sibiu, se reflectirá e assumirá neste desafiante caminho de procura da reconciliação e da unidade.

João Luís Fontes
(Membro do Grupo Ecuménico Juvenil Nacional)

Sem comentários: