sexta-feira, dezembro 29, 2006
sábado, dezembro 23, 2006
No Natal um (A)braço de Vida
1ª: Aprendi, mais uma vez, o valor da vida, que é tão grande e que, com ajuda, é possível resolver aquilo que parece já não ter remédio;
2ª: Aprendi a importância do abraçar quem amamos e quanto bem faz abrigarmos o coração com um abraço
3ª: Aprendi que juntos é mais fácil mudarmos as coisas
4ª: Aprendi como Deus nos ajuda quando queremos e agimos para que tal aconteça
5ª: Aprendi que as regras e as leis inventadas pelos homens nem sempre são a melhor solução
Neste Natal de 2006, o DPJG lança um abraço a todos as pessoas com Vida, sobretudo os jovens e demais seres vivos nesta diocese da Guarda.
Publicada por
DPJG
às
18:53
1 comentários
Etiquetas: Outros
Reunião dos Taj’andar
Publicada por
DPJG
às
18:51
0
comentários
Etiquetas: Notícias diocesanas
Os Trovadores de Deus rezaram pela vida
Os Laços de Oração já foram realizados nas paróquias de: S.Pedro (Celorico), em Casas do Rio, Linhares, Juncais, Carrapichana, Minhocal, Cadoiço e, este ano, o do Advento, foi feito em Vide-Entre-Vinhas. É sempre um momento muito importante de oração e de comunhão, não só com os outros jovens, mas, principalmente, com a comunidade que nos acolhe.
Este ano, o Laço do Advento foi uma experiência muito enriquecedora por vários motivos: Por um lado, porque realizámos uma actividade nesta paróquia pela primeira vez; por outro lado, porque o Laço de Oração fez parte do percurso de preparação dos crismandos para o Sacramento da Confirmação, que foi realizado no dia seguinte.
Assim, no dia quinze de Dezembro, apesar do frio que se fazia sentir, juntaram-se, na acolhedora igreja de Vide-Entre-Vinhas, cerca de oitenta pessoas para rezar…e rezar pela Vida: Parar para cada um reflectir sobre a sua vida, para preparar o coração para o nascimento de Jesus, para sentir a vida como um dom, uma dádiva de Deus.
No final desta oração, tal como no final de muitas das nossas actividades, sentimos um enorme entusiasmo e vontade de ser +.
Publicada por
DPJG
às
18:46
0
comentários
Etiquetas: Notícias diocesanas
"Tu tens que dar um pouco mais" _ em ALVERCA e SOUROPIRES
Publicada por
DPJG
às
18:36
0
comentários
Etiquetas: Notícias diocesanas
quinta-feira, dezembro 21, 2006
40.000 jovens para acolher a esperança
Publicada por
DPJG
às
11:44
0
comentários
Etiquetas: Notícias internacionais
quarta-feira, dezembro 20, 2006
Oração pela vida junta jovens da Guarda
Publicada por
DPJG
às
14:45
0
comentários
Etiquetas: Notícias diocesanas
quarta-feira, dezembro 06, 2006
Laço de Oração dia 15
Publicada por
DPJG
às
17:48
0
comentários
Etiquetas: Notícias diocesanas
Boa representação no festival nacional
A diocese foi representada pelo grupo de jovens “Peregrinos” de Cantar Galo, arciprestado da Covilhã, que obtiveram um óptimo resultado, o 6º lugar ex-équo com a diocese de Viseu. Segundo estes, representar a diocese da Guarda “foi um orgulho e um sonho”, ainda por cima porque “a Guarda tem ficado bem classificada a nível nacional, com prestações notáveis”. O grupo, que não acusou qualquer tipo de dificuldade pelos resultados obtidos em outros anos, pois apresentaram-se com um “espírito de equipa em torno de um objectivo maior”, foi apoiado por mais de cem jovens e familiares que se deslocaram sobretudo da sua paróquia para gritarem em coro pela canção nº 14, “Abre as tuas Asas”.
Segundo os responsáveis nacionais, “o Festival foi muito mais do que um desfile de canções, mesmo neste encontro nacional. Todo o tempo que antecedeu a subida ao palco das canções foi de reflexão, de itinerário espiritual e fraternal entre os intérpretes, entre o júri, tornando assim mais efectiva a verdadeira dimensão desta iniciativa, que vai na sua VI edição. Todos foram convidados, de acordo com o tema do festival (se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me), a tomar a Cruz, a seguir, a viver sem medo de se dar, já que cada um tem tanto para dar, numa catequese que a organização do festival, através do Secretariado da Pastoral Juvenil de Coimbra, proporcionou. Quando as canções se apresentaram em público era notória a comunhão eclesial entre todos os concorrentes. “
Questionados com uma possível opinião acerca dos outros grupos, os Jovens “peregrinos” concordaram com esta ideia da organização, e salientaram que “todos estavam com os mesmos objectivos, cantar a Palavra de Deus”.
A basta plateia, superior a mil pessoas, contou também coma presença do Bispo de Viseu e dos Directores dos Serviços Nacionais e Diocesanos da Pastoral Juvenil. Presentes também os Bispo Emérito de Leiria-Fátima, em representação da Comissão Episcopal do Laicado e Família; o Reitor do Santuário; e o Pe Augusto Gomes Gonçalves (iniciador dos festivais da Canção Mensagem).
A Classificação foi obtida no conjunto de todas as dioceses representadas por um júri. O júri da diocese da Guarda foi a professora de Música e elemento do DPJG, Dr Zélia Botas, que, no final, fez um balanço muito positivo da sua participação, da organização e da classificação final, constatando que a diocese vencedora era de facto a favorita e que a canção da diocese da Guarda tinha agradado à generalidade do júri das 16 dioceses, dado que se podia comprovar com o facto de 7 dioceses a terem colocado nas opções dos três primeiros lugares. Salientou ainda um convívio muito salutar entre todos os elementos do júri.
No final, ganhou a canção da diocese de Aveiro (Brilha como sol), ficando a de Coimbra (Se queres ser feliz), em segundo, e Leiria-Fátima (Anda, vem comigo) em terceiro, acumulando o prémio de melhor mensagem.
Publicada por
DPJG
às
17:41
0
comentários
Etiquetas: Notícias nacionais
Reunião dos grupos de jovens da Covilhã
Publicada por
DPJG
às
17:41
0
comentários
Etiquetas: Notícias diocesanas
Agenda DPJG
Publicada por
DPJG
às
17:39
0
comentários
Etiquetas: Notícias diocesanas
Encontro com Taj'andar
Nesta primeira reunião do presente ano pastoral, o DPJG partilhou com os TAJ’andar (jovens e adultos que irão concretizar o projecto no “terreno”) o desejo de fazer algo mais concreto este ano. Assim, durante a tarde, os dez TAJ’andar presentes reflectiram em grupo sobre questões como: organização/planeamento, formação, objectivos e avaliação deste projecto. No plenário final foram clarificadas ideias quanto à constituição das equipas de trabalho, à publicitação do projecto, às necessidades actuais, ao tipo de formação mais necessária, aos objectivos que se pretendem atingir e aos aspectos positivos e negativos do projecto TAJ.
No final, de acordo com a disponibilidade dos presentes, agendou-se outra reunião da “família TAJ” para o dia 30 de Dezembro à tarde. Se és TAJ’andar não deves faltar a esta reunião!
Publicada por
DPJG
às
17:36
0
comentários
Etiquetas: Notícias diocesanas