dpjgblog

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Boa representação no festival nacional

O VI Festival Nacional, que “é um dos elementos de primeira evangelização que a Igreja Católica, através das suas estruturas de organização e dinamização pastoral, desenvolve com os jovens e para os jovens”, decorreu em Fátima no passado dia 2 de Dezembro, juntando centenas de famílias e milhares de jovens. Resultado de um trabalho pastoral em cada uma das dioceses, este ano o seu culminar congregou os jovens cantores em dois dias de catequese, convívio e ensaios. A avaliar pelos jovens que representaram a diocese da Guarda, foi “uma experiência marcante no seu todo, tendo cada momento contribuído para um espírito cada vez maior de união, de paz, fraternidade entre um grupo ligado não só pela amizade, mas pela fé.”
A diocese foi representada pelo grupo de jovens “Peregrinos” de Cantar Galo, arciprestado da Covilhã, que obtiveram um óptimo resultado, o 6º lugar ex-équo com a diocese de Viseu. Segundo estes, representar a diocese da Guarda “foi um orgulho e um sonho”, ainda por cima porque “a Guarda tem ficado bem classificada a nível nacional, com prestações notáveis”. O grupo, que não acusou qualquer tipo de dificuldade pelos resultados obtidos em outros anos, pois apresentaram-se com um “espírito de equipa em torno de um objectivo maior”, foi apoiado por mais de cem jovens e familiares que se deslocaram sobretudo da sua paróquia para gritarem em coro pela canção nº 14, “Abre as tuas Asas”.
Segundo os responsáveis nacionais, “o Festival foi muito mais do que um desfile de canções, mesmo neste encontro nacional. Todo o tempo que antecedeu a subida ao palco das canções foi de reflexão, de itinerário espiritual e fraternal entre os intérpretes, entre o júri, tornando assim mais efectiva a verdadeira dimensão desta iniciativa, que vai na sua VI edição. Todos foram convidados, de acordo com o tema do festival (se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me), a tomar a Cruz, a seguir, a viver sem medo de se dar, já que cada um tem tanto para dar, numa catequese que a organização do festival, através do Secretariado da Pastoral Juvenil de Coimbra, proporcionou. Quando as canções se apresentaram em público era notória a comunhão eclesial entre todos os concorrentes. “
Questionados com uma possível opinião acerca dos outros grupos, os Jovens “peregrinos” concordaram com esta ideia da organização, e salientaram que “todos estavam com os mesmos objectivos, cantar a Palavra de Deus”.
A basta plateia, superior a mil pessoas, contou também coma presença do Bispo de Viseu e dos Directores dos Serviços Nacionais e Diocesanos da Pastoral Juvenil. Presentes também os Bispo Emérito de Leiria-Fátima, em representação da Comissão Episcopal do Laicado e Família; o Reitor do Santuário; e o Pe Augusto Gomes Gonçalves (iniciador dos festivais da Canção Mensagem).
A Classificação foi obtida no conjunto de todas as dioceses representadas por um júri. O júri da diocese da Guarda foi a professora de Música e elemento do DPJG, Dr Zélia Botas, que, no final, fez um balanço muito positivo da sua participação, da organização e da classificação final, constatando que a diocese vencedora era de facto a favorita e que a canção da diocese da Guarda tinha agradado à generalidade do júri das 16 dioceses, dado que se podia comprovar com o facto de 7 dioceses a terem colocado nas opções dos três primeiros lugares. Salientou ainda um convívio muito salutar entre todos os elementos do júri.
No final, ganhou a canção da diocese de Aveiro (Brilha como sol), ficando a de Coimbra (Se queres ser feliz), em segundo, e Leiria-Fátima (Anda, vem comigo) em terceiro, acumulando o prémio de melhor mensagem.

Sem comentários: