dpjgblog

segunda-feira, março 19, 2007

CNPJ do dia 9 e 10 de Março

O tema do passado Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, reunido em Fátima nos passados dias 9 e 10, permitiu aos participantes tomar conhecimento da realidade juvenil de hoje em Portugal a partir de dados concretos resultado das diversas sondagens e inquéritos realizados no país de 1991 a 2004. Depois houve lugar a reflexão partindo da Nota Pastoral da Conferência Episcopal sobre a Nova Mentalidade em Portugal hoje, dad que a mesma CEP apresentou a necessidade de intervir mais junto das famílias e dos jovens. Fica o Comunicado Final.


COMUNICADO FINAL

A reunião do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil (CNPJ), realizada nos dias 9 e 10 de Março, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima, à agenda de trabalhos definida, foram acrescentados dois apontamentos de grande relevo no contexto da acção da Igreja com os jovens em Portugal. Recentemente foi nomeado para Bispo de Viseu o anterior Director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, D. Ilídio Pinto Leandro. Agora é o Senhor D. António Carrilho, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, onde se insere o DNPJ, que assume a responsabilidade da Diocese do Funchal sublinhando a preocupação de dar particular atenção pastoral aos jovens e à família.O CNPJ manifestou a sua alegria por quem tem estado tão próximo na pastoral com jovens.
A reunião abordou, para contexto motivacional, o estudo A condição juvenil portuguesa na viragem do milénio. Este trabalho da Secretaria de Estado da Juventude revelou dados estatísticos sobre os jovens e mostrou a rápida evolução e caracterização das juventudes. Esta análise suscitou um reforço da necessidade de fazer da dificuldade oportunidade, fortalecendo assim os objectivos das Bases para Pastoral Juvenil.
E a Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa, O novo contexto da luta pela vida, em especial o ponto 3, onde se refere que a mudança de mentalidade interpela a nossa missão evangelizadora, de modo particular a evangelização dos jovens, das famílias e dos novos dinamismos sociais, veio suscitar o debate sobre os campos de intervenção da pastoral com os jovens em Portugal.
O CNPJ assumiu o compromisso de, nos próximos planos pastorais dos seus membros, tudo fazer para privilegiar a formação da consciência cívica alicerçada nos valores perenes do Evangelho; desenvolver, com criatividade e ousadia novas plataformas de primeiro anúncio; discernir os novos valores, sabendo que a sociedade e os espaços juvenis se encontram em constante mutação lançando itinerários actualizados que ajudem a acompanhar e a perceber esta mudança.
Neste contexto, o CNPJ destacou a oportunidade de uma ferramenta de acção pastoral, proposta por dois dos seus membros, Pe Adérito Barbosa e Manuel Oliveira de Sousa, Mais Dez. Itinerário para a formação dos jovens destinado a animadores e agentes da pastoral, que, recolhidas indicações, perspectivas, sugestões entre todos os responsáveis pela pastoral juvenil em Portugal, com a colaboração de vários grupos de trabalho, com o apoio das Paulinas Editora, representa um assinalável contributo para a concretização das Bases da Pastoral Juvenil em ordem ao amadurecimento e ao compromisso cristão, em que os jovens são interpelados a encontrar nas suas comunidades ou nas estruturas da pastoral juvenil, propostas organizadas e acessíveis de itinerários de fé que, a seguir à frequência da catequese sistemática, motivem e apoiem novas atitudes e comportamentos de inspiração evangélica.
Propostas estas que constituem uma ocasião para que façam a iniciação cristã aqueles que antes a não fizeram, de modo consequente, na catequese da infância e da adolescência e, tratando-se de jovens que vivem fora da influência cristã e se dispõem, por qualquer razão, a iniciar um contacto com a Igreja, a proposta é de carácter catecumenal, de modo a descobrir, mediante um progressivo processo de conversão evangélica, o rosto de Deus Pai e de Cristo Irmão, a experimentar a acção misteriosa do Espírito Santo na vida e a fazer a experiência de vida em Igreja. (Cfr BPJ, nº 10). Este subsídio não é um método, não é a solução, é apenas um caminho de afectos, de proximidade, de conhecimento, de construção de comunhão. No fundo, entrar no barco e enfrentar a tempestade com os que estão próximos e os que estão menos próximos.
A terminar, ultimaram-se pormenores das acções de comunhão eclesial que se aproximam: Fátima Jovem 2007 (5 e 6 Maio), Encontro Europeu de Loreto (Itália, 27 de Agosto a 2 de Setembro), Jornada Mundial da Juventude 2008 (Sidney, Julho).

Fátima, 2007-03-10

Sem comentários: