dpjgblog

sábado, maio 12, 2007

Diocese presente em Fátima com uma centena de jovens

Segundo Tony Neves, estiveram presentes em Fátima nos passados dias 5 e 6 de Maio cerca de 10.000 jovens de todo o país. Contrariamente ao previsto há umas duas semanas atrás pelo DPJG, a diocese da Guarda fez-se representar com quase uma centena de jovens.
O início da tarde de sábado foi organizado por Dioceses. Em diversos pontos de Fátima, grupos animaram ruas e praças, com cânticos, danças e dinâmicas. Foi uma real manifestação juvenil de fé. A diocese da Guarda encetou uma caminhada de oração e animação até ao Santuário, mais concretamente à Capelinha das Aparições. Entre cânticos e animação, a caminhada proporcionou momentos de muita alegria e cor. Os transeuntes batiam palmas aos jovens e perguntavam o que se passava. As cores da diocese, branco e vermelho também eram bem visíveis. Aliás, Fátima foi um autêntico arco-íris, segundo a organização, com os jovens das diversas dioceses identificados pelas cores respectivas. Antes de entrarem no Santuário, os jovens egitanienses sentaram-se no chão, em círculo, e, apesar do ruído, conseguiram abstrair-se e fazer uma oração de cerca de meia hora. Nesta colocaram a intenção de todos os jovens da diocese. Depois, e em total silêncio, caminharam em direcção à Capelinha onde estiveram alguns minutos em oração interior.
O acolhimento aos jovens portugueses ocorreu no Centro Pastoral Paulo VI, que foi pequeno demais para acolher os milhares de jovens num tempo de encontro e celebração. A salientar neste acolhimento a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima e a entrega do Círio e da Cruz Ecuménicos, estes últimos trazidos do Algarve depois de terem percorrido quase todas as dioceses do país. Recordamos que esta peregrinação começou na diocese da Guarda, em Outubro. A Eucaristia de Encerramento, no domingo, foi presidida por D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, com a participação de largos milhares de pessoas. Uma grande encenação, com todas as bandeiras das dioceses e Movimentos, foi o momento alto do envio. Um grupo de jovens, com guitarras, cantou o hino deste Fátima Jovem.
No final, tanto o DPJG como os jovens egitanienses mostravam-se imensamente satisfeitos com esta jornada de cor, vida, e fé.

Sem comentários: