dpjgblog

quarta-feira, outubro 31, 2007

Responder aos novos ministérios emergentes



D. Manuel Felício quer respostas à formação dos leigos, aposta na juventude e relançamento das comunidades


A pastoral juvenil “tem de ser uma preocupação da Igreja”


A experiência do diaconato permanente, a urgência da formação dos leigos assim como a de novos serviços laicais, são prioridades apontadas pelo Bispo da Guarda, a levar ao Vaticano.

D. Manuel Felício não esconde a expectativa sobre o encontro pessoal com o Papa, marcado para o dia 9 de Novembro, no contexto da visita Ad Limina, mas em igual expectativa estão os contactos que tenciona estabelecer com as Congregações onde tenciona ouvir e dialogar sobre a pastoral da Guarda, “perceber os ajustes a realizar na pastoral tendo em conta o projecto da Igreja” e ver confirmadas orientações que tomou enquanto Bispo diocesano.

De forma especial sublinha a experiência do diaconato permanente que iniciou na Guarda há um ano atrás. Tal como este, “novos ministérios emergentes devem ser alvo de atenção”. Sem descurar o papel que as vocações consagradas têm, pois “sem vocações de especial consagração - sacerdotais, religiosas, missionárias - teremos muita dificuldade em relançar as comunidades”.

Um problema que D. Manuel Felício quer colocar, no contacto com a Congregação da Educação Católica, refere-se à formação dos futuros sacerdotes e o ensino de “teologia de qualidade nos seminários sem que a formação sacerdotal deixe de ter características próprias”.

Em algumas terras, pela ausência das pessoas, o bispo da Guarda regista uma desvitalização. Há por isso que encontrar caminhos para relançar o entusiasmo da fé. A pastoral juvenil “tem de ser uma preocupação da Igreja”, aponta o Bispo, apesar de registar a ausência dos jovens na Guarda. A constante preocupação com a formação cristã em todas as comunidades, leva D. Manuel Felício a propor a recuperação do catecumenato, pois afirma que a catequese de infância e adolescência está “bem organizada, mas o mesmo não se pode dizer da formação de adultos”, que impõe um reforço.


Sem comentários: