dpjgblog

quarta-feira, outubro 24, 2007

“Tu tas aki?”

Fórum irreverente na Guarda dia 3

O DPJG vai iniciar este novo ano pastoral de forma jovem, rebelde e inquietante, através do V Fórum Juvenil da diocese que vai ocorrer no próximo dia 3 de Novembro no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, na Guarda. O objectivo deste fórum é reflectir, com base na realidade juvenil de hoje (baseada em sondagens feitas no país entre 1994 e 2004), a solução para a evangelização dos jovens nesta diocese. Estas sondagens foram elaboradas por peritos e não se confinam ao aspecto religioso da juventude de hoje e vão desde a realidade afectiva, profissional, familiar, aos hobbies dos jovens hoje.. Depois de reflectida a realidade, os participantes serão convidados a pensar em conjunto as necessidades para uma nova evangelização ou re-evangelização. No final do dia serão deixadas algumas propostas que, segundo o responsável do DPJG, são respostas às ansiedades dos grupos de jovens e da Pastoral Juvenil hoje em Portugal.
Para ajudar os trabalhos estará presente o Pe Rui Alberto, Salesiano, Mestre em Pastoral Juvenil e Catequética, responsável da Editora dos salesianos e do Projecto GPS, uma das propostas de Itinerário de Fé que o DPJG quer mostrar aos grupos de jovens da diocese, reconhecendo que esta é uma das melhores propostas de itinerário que alguma vez foram apresentadas e elaboradas em Portugal, disse o responsável do mesmo departamento.
No mesmo fórum será ainda feito um breve balanço das actividades promovidas pelo DPJG no ano passado e apresentadas as novidades para este ano. De referir algumas das propostas, a Escola de Formação, com curso ministrado a Animadores de Grupos de Jovens e que vai decorrer em quatro Sábados, o Encontro dos Jovens Namorados Cristãos, a 16 de Fevereiro de 2008, o Dia Diocesano da Juventude e o Festival Diocesano da Canção Jovem, em Pinhel no dia 12 de Abril, e, depois do sucesso no ano passado, o grande Festival Jota, a ocorrer nos dias 25, 26 e 27 de Julho, no Paul.
A animação do Fórum vai estar a cargo da banda Jota.


Programa:
09.00h: acolhimento e check in
09.30h: Oração da Manhã
09.45h: “Onde tas?” (Pe Rui Alberto, sal)
10.45h: Coffe-Breack
11.00h: “Tas aki” (Reflexão por grupos)
12.00h: Plenário
12.45h: Almoço
14.30h: “Vai por aki” Apresentação dos Itinerários GPS e Assis
15.15h: DPJG 2007-08
16.00h: Eucaristia

Sem comentários: