dpjgblog

sexta-feira, março 14, 2008

Quatro dezenas de animadores no Curso de Iniciação

DPJG aposta na formação

O DPJG promoveu um curso intensivo para animadores de Grupos de Jovens, que decorreu nos dias 23 de Fevereiro e 1 de Março no Centro Apostólico D. João de Oliveira de Matos, na cidade da Guarda. Nele estiveram presentes mais de quatro dezenas de animadores e futuros animadores, vindos de vários pontos da Diocese, a maior parte deles já ligados a grupos de jovens ou que estão a iniciar um grupo de jovens cristãos.
A formação dividiu-se em duas partes, cada uma delas com dois módulos. A primeira parte ocorreu no primeiro dia, orientada pelo Pe. Rui Alberto (Salesianos), autor de inúmeros livros de Pastoral Juvenil e mestre na área, e versou “O que é a Pastoral Juvenil” e “O Animador”. Houve lugar para debater questões relacionadas com os objectivos da Pastoral Juvenil e a sua missão em levar o Evangelho até aos jovens e trazer os jovens para a Igreja, fazendo uma pequena análise sobre a caracterização dos jovens de hoje e quais os seus desejos e motivações. Após o almoço deste primeiro dia a formação centrou-se na Animação e no papel do animador, chamado por Deus e anunciador do Evangelho, com um determinado número de características, “um amigo, alguém que fala ao coração do outro”, como conclui a Tânia Rodrigues, da Reigadinha, no final desse dia. Os participantes tiveram oportunidade de partilhar as suas experiências no decorrer de alguns trabalhos de grupo que concluíram estes trabalhos e de descobrir o porquê de uma Pastoral Juvenil e o perfil ideia do animador. Alguns dos formandos, no final do dia manifestavam que não faziam ideia real do que incumbia ao animador de grupos de jovens..
Na segunda parte da formação, já no dia 1, orientada desta vez pelo Pe. Jorge Castela, responsável do DPJG, versou “A Realidade” em si, o mundo dos jovens, e as “Metodologias” da Pastoral Juvenil. Os formandos participaram em várias dinâmicas ao longo do dia, que, além de terem sido do agrado de todos, inspiraram muitos animadores presentes para novos trabalhos junto do seu grupo de jovens. Como dizia Sandra Pinto, de Moimentinha, “Estava mesmo a necessitar desta formação. Toda a informação e dinâmicas utilizadas puseram-me a cabeça a fervilhar de ideias e a acreditar que é possível trabalhar e dar testemunho aos jovens”
Falou-se na realidade dos nossos jovens, da maneira como estes encaram a sua vida, dos seus valores (ou falta deles), as suas ambições e a sua posição perante Deus e a Igreja. Foi também feita uma pequena apresentação dos resultados dos inquéritos realizados aos grupos de jovens da Diocese da Guarda que permitiu aos presentes tirar algumas conclusões sobre a realidade dos nossos grupos de jovens e reflectir em estratégias para alterar os aspectos menos conseguidos. Na parte da tarde a formação centrou-se nas metodologias e estratégias a implementar pelos animadores, com especial atenção para os aspectos relacionados com a planificação dos encontros, comunicação, linguagem, técnicas e dinâmicas utilizadas no grupo de jovens. “Fiquei surpreendido com as possibilidades que um bom conhecimento de técnicas e dinâmicas de grupo podem ter, se bem compreendidas e aplicadas ao nosso trabalho de animadores (…) Não basta saber, é preciso saber transmitir, como transmitir e criar interacção no grupo. Deu para perceber o alcance possível de um trabalho de grupo bem feito” disse António Gaspar, do Dominguiso.
Esta foi uma formação bastante participativa, onde se estabeleceu um diálogo aberto entre todos e cujo balanço final foi francamente positivo, avaliando pelos testemunhos dos presentes, que, no final dos dois dias de formação, receberam um diploma da sua participação. Para o próximo ano ficou a promessa de se repetir este Curso de Iniciação de Animadores e fazer um segundo curso de Aprofundamento.

Alguns testemunhos:

“Nestes dois dias aprendi não só a conhecer mais a realidade dos jovens e da Pastoral Juvenil como também a mim mesma. Só lamento… que já tenha terminado!” - Iolanda Ferreira (Guarda).

“Quando me inscrevi nesta acção de formação foi com o intuito de aprender e aprofundar a minha fé para tentar transmitir aos jovens a mensagem de Jesus. No final, fico com a sensação que tenho um longo caminho a percorrer!... Foi uma experiência muito interessante, onde aprendi muito e que excedeu as minhas expectativas.” – Maria Jesus (Loriga)

“Foram dois sábados de aquisição de competências que nos irão ajudar no actual ou futuro trabalho com os jovens. Fiquei mais esclarecida e motivada para transmitir com uma dinâmica mais envolvente os conteúdos programados. O segundo dia foi muito gratificante a nível das relações interpessoais e de grupo.” – Carla (Guarda)

“Penso que deve haver mais cursos de animadores. Sou animadora de um grupo de jovens já há vários anos e sinto necessidade de aprender mais porque qualquer pessoa sem ter conhecimento não o pode transmitir. Há sempre algo de novo porque a realidade dos jovens está sempre em constante mudança e nós, animadores, devemo-nos adaptar aos jovens e dar-lhes respostas concretas” – Margarida Pinheiro (Vale de Estrela)

“Preocupamo-nos muitas vezes com o número de pessoas que existem no grupo de jovens mas nunca reflectimos se as actividades realizadas com elas são as melhores. Através desta formação revimos conceitos esquecidos e fortalecemos técnicas que nos irão ajudar a desempenhar melhor o nosso papel de animador” – Sandra e David (Celorico da Beira)

“Senti-me envolvida interiormente e fui presenteada com informação, partilha de vivências, dinâmicas… que futuramente me ajudarão na minha atitude enquanto pessoa e enquanto cristã. Parabéns ao DPJG! Parabéns a todos quantos estiveram presentes! – Elisabete Dente (Guarda)

“Foi uma formação bastante atraente e enriquecedora. Apesar de já ter alguma experiência como animador de grupo de jovens, sinto que aprendi ainda mais acerca de como ser um animador cristão e que cresci até como pessoa que se relaciona socialmente.!” – Carlos Rodrigues (Alpedrinha)

Sem comentários: