dpjgblog

sexta-feira, março 14, 2008

Centro Apostólico recebeu Retiro promovido pelo DPJG


Ser +… é dar-se


Vinte jovens da diocese da Guarda responderam afirmativamente ao convite lançado pelo Departamento da Pastoral Juvenil e fizeram o retiro quaresmal que decorreu entre os dias 7 e 9 de Março, orientado por duas irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima, a Ir. Mafalda, actualmente a residir em Venda Seca, Lisboa, a Ir. Perpétua, a residir na Guarda. Colaborou ainda com elas a Marília Ferreira, do DPJG.
O Retiro teve início por volta das 21 horas de Sexta-feira, prolongando-se com o “Laço de Oração” proposto para toda a diocese e para este dia pelo DPJG. Assim os jovens presentes no Retiro se uniram a todos os jovens que pela diocese fora se juntaram para rezar.
No Sábado as reflexões a partir do tema “Ser +… é dar-se” foram fonte de meditação. Houve também um momento de Reconciliação, uma visita ao Carmelo da Santíssima Trindade, uma Via-Sacra exterior e um momento de Adoração ao Santíssimo.
No Domingo participámos na eucaristia presidida pelo Sr. Pe. Serafim e terminámos o retiro com o almoço.
Partilhamos aqui algumas impressões manifestadas por alguns jovens no final do Retiro:

“Neste momento maravilhoso de oração pude comunicar com Deus, senti-lo no meu coração, entender melhor o seu amor e aquilo que é indispensável para poder dar-me +.
Foram dois dias muito intensos, baseados na partilha, no amor, na união, na beleza do amor de Deus. A reflexão da minha relação com Deus e com os outros foi um momento excepcional... e não posso deixar de dizer que uma das coisas mais encantadoras de um retiro é a sensação de vermos a nossa vida do lado de fora.”
Daniela Meireles (Reboleiro – Trancoso)

“Nos momentos deste retiro ao olhar o Mundo através de Cristo damo-nos conta que é através da doação em Cristo, que seremos + em Cristo, que seremos + para os outros.
E só faremos o verdadeiro encontro com o + de nós mesmos através de Cristo e através dos outros…”
João e Joana (Miuzela do Côa)

“Sem dúvida que todos nós saímos com muitos + para darmos e muitos - foram transformados em +, ajudando a nossa longa e difícil caminhada da nossa vida. Foi uma experiência bastante enriquecedora, pois revitalizou o nosso espírito e avivou-se em nós a Luz de Cristo a través da meditação, oração, silêncio e partilha.
Só foi pena ter terminado tão rápido!”
Filipa e Marlene (Loriga)

“Convidaram-me para fazer um retiro. Confesso que tinha vontade, curiosidade em participar mas nem sempre temos a disponibilidade necessária…
Na Sexta-feira estava na expectativa: o que vai acontecer, o que vou fazer? O Sábado foi magnífico. No Domingo a tristeza começou a invadir-me porque tudo estava a acabar… Foi uma experiência muito enriquecedora. Fui conhecer um lado de mim própria que não conhecia, descobri-me. Também o contacto com pessoas novas foi uma oportunidade para conviver mais. Recomendo!”
Sandrine (Póvoa da Atalaia)

“«Há momentos em que me sinto tão só. Sem um Amigo que me dê a mão. Que fique comigo e me ajude a sair desta solidão!»
Senhor… caminha comigo… ensina-me a amar + e a dar-me! Ilumina-me para que te possa descobrir a cada dia da minha vida…”
Xana (São Romão)

Sem comentários: