dpjgblog

segunda-feira, maio 07, 2007

10 Mil no Fátima Jovem


O Fátima Jovem 2007 juntou, a 6 e 7 de Maio, cerca de 10 mil jovens de todo o país. Porque cada Diocese tem a sua cor, Fátima teve um fim de semana de autêntico arco-íris.
O início da tarde de sábado foi organizado por Dioceses. Em diversos pontos de Fátima, grupos animaram ruas e praças, com cânticos, danças e dinâmicas de convite a participar nesta Fátima Jovem. Esta iniciativa teve o nome de ‘Novas plataformas de Evangelização’ e congregou muitos jovens.
O Centro Pastoral Paulo VI foi pequeno demais para acolher um tempo de encontro e celebração que teve dois momentos marcantes: a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima e a entrega do Círio e da Cruz Ecuménicos, trazidos do Algarve. Este espaço celebrativo foi mariano e ecuménico.
O Terço e a Procissão de Velas, no altar do recinto, abriram uma noite bem completada por uma oração com dinâmica de Taizé, também marcada pelo ecumenismo, uma vez que a unidade dos cristãos foi o tema central.
A Eucaristia de Encerramento, no domingo, foi presidida por D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, com a participação de largos milhares de pessoas. A homilia começou com uma saudação directa aos jovens, a quem D. Ilídio propôs Maria como Mãe e Modelo de vida. O presidente convidou os jovens a um compromisso pela renovação da terra. O Evangelho do dia propunha uma estratégia: o Amor para construir uma sociedade renovada. Não há que ter medo de remar contra a corrente.
Uma grande encenação, com todas as bandeiras das dioceses e Movimentos, foi o momento alto do envio. Um grupo de jovens, com guitarras, cantou o hino deste Fátima Jovem: ‘Toma a tua Cruz e segue-Me / Vive sem medo de te dares/ Toma e tua Cruz e segue-Me/ Já que tens tanto para dar!’ Viu-se na assembleia uma enorme mancha branca feita com os lenços/cachecóis, símbolo do Fátima Jovem 2007.


Tony Neves - in Ecclesia

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu estive lá e gostei muito da homilia e do envio da Eucaristia.
Senti o reforçar do meu compromisso... Eu, que às vezes nem percebo muito bem o objectivo pastoral destes grandes encontros e que muitas vezes só vejo o negativismo do Fátima Jovem paralelo (com bebidas e "curtes").
Valeu!!!