dpjgblog

quarta-feira, novembro 21, 2007

COMUNICADO FINAL DO CNPJ


O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil (CNPJ), em reunião realizada nos dias 9 e 10 de Novembro, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, trabalhou tendo como objectivos preparar animadores; fazer formação de formadores; e reflectir as principais interpelações dos Jovens à Pastoral Juvenil.
O CNPJ analisou o comunicado final da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, realizada em Roma, onde os Bispos Portugueses estão em Visita “Ad limina”, sobretudo o compromisso de “inovação na pastoral juvenil” e foi motivado para o cumprimento dos objectivos definidos através da apresentação do projecto GPS, das Edições Salesianas, que se traduz num itinerário para jovens destinado ao animador e centrado na comunidade cristã.
Este projecto tripartido, integrado num percurso de trabalho baseado na animação/formação, é uma das propostas de caminhos a seguir para a evangelização dos jovens animadores que requerem uma formação contínua e de acompanhamento daqueles que optarem por este itinerário. O crescimento cultural e pessoal, o crescimento na fé, a metodologia, e a vocação e missão são competências desenvolvidas neste projecto que servem de guias e linhas mestras
Esta formação em diversos estágios procura criar uma identidade de animador, que possa ser a base de uma formação mais alargada no campo da animação juvenil. A partir das propostas base apresentadas, cada movimento, secretariado ou obra, pode desenvolver a sua formação específica
Destacou-se a relevância do trabalho desenvolvido por todos, havendo a consciência que a dinâmica de grupos de jovens e a formação e escolha de animadores, em particular, são uma realidade em constante ajustamento. A sistematicidade dos planos de formação e acção com jovens terá de estar aberta a esta realidade.
Nas interpelações ao CNPJ para debate e expressão pública nas próximas reuniões foi sugerida a temática sobre a educação sexual e objectivos do milénio.
Os membros do CNPJ deram a conhecer as actividades nacionais mais expressivas que, desde a última reunião, desenvolveram nas várias comunidades e grupos: campanhas de sensibilização sobre a realidade vivida no Darfur; Festival Jota 2007; Encontro dos Jovens com o Santo Padre (Loreto, Itália) e Agora do Mediterrâneo; III Assembleia Ecuménica Europeia, de Sibiú (Roménia); IX Fórum Ecuménico Jovem, de Viana do Castelo.
Seguiu-se a apresentação e debate e análise organizativa sobre as propostas nacionais para o ano 2007-08, onde se destacam: Fátima Jovem 2008, XXIII Jornada Mundial da Juventude, Sidney; II Festival Jota; Congresso Missionário; VII Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem
O CNPJ terminou com a saudação de boas vindas, pelo Director do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, e apresentação do Pe Vasco de Oliveira Pedrinho nomeado pela Conferência Episcopal para integrar, a tempo inteiro, a equipa do DNPJ.


Fátima, 10 de Novembro de 2007

Sem comentários: