dpjgblog

domingo, novembro 11, 2007

Jovens precisam de caminhos para se encontrar com Cristo




V Fórum Juvenil na Guarda



Foi no passado dia 3 de Novembro que se realizou no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, na Guarda, o V Fórum Juvenil.
Desta vez o Fórum debruçou-se sobre a condição dos jovens na viragem do milénio e a evangelização dos jovens na Diocese, tendo sido objecto de reflexão um conjunto de sondagens realizadas entre 1994 e 2004. Após o acolhimento dos participantes, o Pe. Rui Alberto, Salesiano e Mestre em Pastoral Juvenil e Catequética, apresentou os resultados das sondagens já referidas e fez uma apreciação desses mesmos resultados, salientando o facto de haver cada vez menos jovens em Portugal e de ser notório algum afastamento dos jovens de caminhos de uma Fé consciente e fundamentada.
Foram abordados vários temas, desde a Família às relações afectivas e profissionais, a partir dos quais se pôde concluir que os desafios colocados pela sociedade aos jovens de hoje são cada vez maiores, com especial relevância para a problemática do desemprego que afecta grande parte dos jovens, a par de uma falta de referência a nível de valores morais que se reflecte na sociedade materialista dos nossos dias. Para além destes obstáculos, os jovens da nossa Diocese têm de lutar ainda contra as dificuldades decorrentes da interioridade que potenciam a imigração e deslocação para as grandes cidades e consequente desertificação do interior onde está inserida a Diocese da Guarda.
Após esta apresentação, os participantes reuniram-se em grupos e debateram acerca das conclusões a retirar dos dados expostos e desenharam um mapa onde marcaram as “zonas perigosas”, “áreas a proteger” e ”postos de abastecimento” das suas caminhadas de Fé, tendo cada grupo apresentado as suas conclusões. De um modo geral, a maioria dos grupo referiu a importância dos Grupos de Jovens e da necessidade de preservarem esse espaço de convívio para o amadurecimento pessoal e da sua Fé.
Da parte da tarde o Pe. Rui Alberto apresentou o Itinerário GPS, uma proposta dos Salesianos para Grupos de Jovens, com um itinerário bastante completo que poderá ser utilizado pelos animadores dos Grupos de Jovens. O Pe. Jorge Castela, responsável do DPJG referiu também que este Itinerário é uma das melhores propostas a nível nacional mas não deixou de referir que existem outras que também podem ser utilizadas como referência paras os Grupos de Jovens, tendo o próprio DPJG iniciado um itinerário que se prevê concluído para breve.
O Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda apresentou também um pequeno resumo das suas actividades que promoveu até à data e uma planificação das actividades para o presente ano 2007-08, das quais se destacam as Escolas de Formação para Animadores, o Dia Diocesano da Juventude que vai ter lugar no próximo dia 12 de Abril, em Pinhel, e o Festival Jota, no Paul, nos dias 25,26 e 27 de Julho de 2008. O Pe. Serafim, responsável pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional teve também a oportunidade de lembrar a colaboração com o DPJG na realização de eventos como o “Portas Abertas”.
O Fórum encerrou com a Eucaristia, animada pela Banda Jota que esteve responsável pela animação de todo o Fórum, e onde foram entregues os cartões TAJ’andar aos elementos desta equipa que, depois de terem recebido formação específica durante dois anos, irão realizar encontros pela Diocese.
Como balanço geral, a avaliação foi muito positiva, pois o Fórum excedeu as expectativas da Organização no que respeita à participação dos jovens, sendo de realçar a presença de alguns grupos de jovens que participavam pela primeira vez nesta actividade e o espírito alegre de todos os participantes que tornaram este dia muito produtivo e alegre.

Sem comentários: