dpjgblog

domingo, novembro 11, 2007

Convivas da Diocese em S. Romão, sob o lema “Tu Fazes Falta”


No passado dia 27 de Outubro, realizou-se em S.Romão o 1º Encontro de Convivas da Diocese da Guarda, com o lema “Tu fazes falta”.Dos cerca de 1500 convivas existentes na diocese, respondeu à chamada meia centena, a grande maioria jovens.Este encontro contou com a presença do sr.Bispo D.Manuel que, durante a oração da manhã, encorajou e responsabilizou os jovens a assumirem a sua missão de cristãos e o seu papel na renovação da Igreja e da sociedade.Num espaço denominado “Tu cá, tu lá” reflectiu-se sobre “O movimento dos Convívios Fraternos ao serviço da Pastoral Juvenil, ao serviço das paróquias, ao serviço da Igreja”, com a colaboração do Pe. Jorge Castela, do Pe. Carlos Dionísio e do Pe. Luís Campos. A ideia central debatida e assumida foi que este movimento juvenil, como os outros movimentos, não cumpre a sua missão fechando-se em si, mas na medida em que ajuda os jovens a assumir o seu papel nas paróquias e a tomarem parte nas propostas que, sobretudo, a Pastoral Juvenil coloca ao seu dispor em ordem à maturidade e vivência da fé cristã.
Na parte da tarde visitou-se a Casa de Santa Isabel, um excelente exemplo de vivência em Comunidade, que proporciona a pessoas com necessidades especiais uma possibilidade de auto-desenvolvimento e de realização do seu potencial.
O dia terminou com a Eucaristia, na qual cada conviva presente fez o compromisso de levar aos outros a mensagem “Tu fazes falta”. Porque na Igreja e na sociedade, cada cristão, jovem conviva ou qualquer outro, é insubstituível no desempenho da sua missão.Com o acolhimento e disponibilidade do Pe. Martinho, pároco de S. Romão, e graças à colaboração do grupo de convivas desta paróquia, foi possível viver um dia de reflexão, alegria e convívio… fraterno.

Sem comentários: