dpjgblog

quarta-feira, junho 13, 2007

Estreia do Projecto TAJ no terreno


no Porto da Carne e em Vila Cortês do Mondego


No passado dia 12 de Maio, os grupos de preparação para o Crisma da paróquia de Vila Cortês do Mondego e da paróquia de Porto da Carne receberam uma das equipas do Projecto TAJ (Trabalho Alargado com Jovens) e assim se deu início ao ambicioso projecto TAJ no terreno.
Todos chegaram apreensivos: a “Equipa Taj” fazia o seu primeiro encontro e os grupos de jovens não sabiam muito bem quem chegava e para quê.
Era a primeira vez para todos, para os Taj’andar, pois assumiam pela primeira vez esta evangelização, e para os jovens, pois, a comprovar pelos factos e pela resultados deste encontro, ainda não tinham participado em algo parecido.
Os trabalhos iniciaram-se, no Porto da carne, num grupo de 11 jovens, por volta das 17 horas, no salão do ATL, com o acolhimento, uma oração e com um módulo de trabalho onde os jovens eram desafiados a reflectir em grupo sobre algumas questões relacionadas com a sua fé. Os trabalhos foram interrompidos para a deslocação e participação na Eucaristia com a restante comunidade bastante acolhedora. Posteriormente foram finalizados os trabalhos, com partilhas, canções, jogos, compromissos e um delicioso jantar. O encontro terminou com a meditação do terço numa meiga consagração a Maria. Embora a participação destes jovens tenha ficado um pouco aquém das expectativas, a avaliação final dos jovens e dos taj’andar foi positiva.
Em Vila Cortês, depois de uns problemas iniciais de ordem logística, iniciou-se o programa, embora mais tarde, em muito idêntico ao que se realizava no Porto da Carne.
Os cerca de 20 participantes acolheram as orações, reflexões e cânticos com espírito aberto, entusiasmo e com a alegria própria da Juventude.
Depois de um momento de convívio à volta da mesa do jantar, houve um momento celebrativo partilhado com o resto da comunidade, que foi-- assim pareceu-- do agrado de todos, jovens e menos jovens.
No final, na hora do balanço, todos demonstraram muito contentamento e vontade de se voltarem a encontrar. Os jovens sugeriram que o próximo encontro fosse antes do Crisma, como forma de melhor preparar a celebração do Sacramento; a Equipa Taj lançou o desafio de se voltarem a encontrar no próximo ano, para se constituir o grupo de Jovens de Vila Cortês.
As primeiras sementes foram lançadas… e, de “mangas arregaçadas” para todos os trabalhos necessários, aguardamos, expectantes, pelos frutos!
No próximo dia 16 os Taj’andar vão estar na paróquia de S. Miguel, da Guarda, para estar com os crismandos da mesma.

Sem comentários: