dpjgblog

segunda-feira, abril 14, 2008

Cidade de Pinhel acolheu VI edição



Dia Diocesano da Juventude

A cidade de Pinhel acolheu, no passado sábado, dia 12 de Abril de 2008, a sexta edição do Dia Diocesano da Juventude e a sexta edição do Festival Diocesano Jovem da Canção religiosa. Estes eventos congregaram várias centenas de jovens provenientes de vários pontos da Diocese da Guarda, que tiveram mais uma oportunidade de afirmar a sua Fé.
As actividades começaram com bastante animação ao início da tarde.
A Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, foi algo inovadora. Por sugestão do prelado esta foi “ambulante” com o objectivo de ser também uma “missão na cidade”. Animada pelos grupo de jovens do arciprestado de Pinhel, teve o seu início no Largo dos Combatentes, junto ao edifício do antigo Paço Episcopal de Pinhel, onde decorreu toda a Liturgia da Palavra, passando depois por diversas ruas e avenidas, onde decorreram a Profissão de Fé, a Oração Universal, e a Apresentação dos Dons. Pena foi que nem todos os arciprestados tenham levado a sua oferta simbólica no ofertório, como havia sido pedido aos respectivos arciprestes. No entanto, um jovem de cada arciprestado ofereceu simbolicamente o arciprestado ao senhor Bispo, em espírito de comunhão. O percurso e a Eucaristia terminaram no pavilhão polivalente da Escola Secundária da cidade, com a Liturgia Eucarística.
Apesar da chuva ainda ter ameaçado o início da Eucaristia, o restante percurso decorreu com um grande espírito de oração, tendo cada arciprestado utilizado faixas com a cor respectiva que identificava os seus elementos ao longo do percurso pelas ruas da cidade.
Terminada a eucaristia, houve espaço para seis ateliês de reflexão que, partindo do tema geral “Ser + é dar-se” se dividiu depois em diversos aspectos: “pura e simplesmente” (vocacional – com a participação do SDPV), “à missão” (Guard’África e SDM), “na Hospitalidade” (Hospitaleiros), “aos doentes” (Voluntariado nos Hospitais), “na caridade” (Caritas Diocesana) e “aos reclusos” (Voluntariado nas Prisões). A opinião geral dos participantes foi bastante positiva, tendo os jovens conhecido diversas formas de fazer voluntariado na Diocese de forma a serem um sinal da presença de Cristo, através da ajuda ao próximo.
Ao final da tarde abriu-se a “Feira em Movimento” no Pavilhão Multiusos de Pinhel que contou com a presença de vários movimentos juvenis e serviços pastorais na Diocese (Convívios Fraternos, Juventude Hospitaleira, JOC, CNE, SDPV (Serviço Diocesano da Pastoral Vocacional), Guard´África) e ao início da noite, pelas vinte e uma horas deu-se início ao VI Festival Jovem da Canção Religiosa que apurou a canção representante da Diocese ao Festival nacional que vai decorrer em Coimbra em Novembro próximo. Concorreram nove canções vindas de diversos pontos da Diocese. No final, Celorico com duas músicas, foi o arciprestado com mais vitórias, mas foi para a Guarda que subiu o melhor galardão da noite.
A organização, consciente, como D. Manuel frisou aos participantes durante a homilia, que “o acontecimento juvenil mais importante da Diocese da Guarda não é o Dia Diocesano da Juventude, mas sim a reunião semanal de cada grupo nas suas próprias paróquias”, faz um balanço positivo deste Dia Diocesano da Juventude, mas faz votos de que este seja sempre um encontro para incentivar os grupos de jovens a fazer a sua caminhada no próprio grupo.
È ainda de realçar a colaboração prestada pelos jovens do arciprestado de Pinhel, pela própria paróquia, pela Escola Secundária, GNR, António Baraças, JCsom, movimentos juvenis e serviços de pastoral na diocese que estiveram presentes, e, acima de tudo, a parceria feita com a empresa Municipal “Falcão Cultura, Turismo e Tempos Livres” e a própria Câmara Municipal de Pinhel.

Sem comentários: