dpjgblog

segunda-feira, abril 14, 2008

“A onda e o Mar”

Vence o VI Festival Diocesano Jovem da Canção Religiosa

“A Onda e o Mar” foi a canção vencedora do VI Festival Diocesano Jovem da Canção Religiosa ocorrido na cidade de Pinhel na noite do passado dia 12 de Abril, durante o Dia Diocesano da Juventude. De entre nove canções a concurso vindas de diversos pontos da diocese da Guarda, esta canção fala da relação entre a “onda” que é cada um de nós e o “Mar” que é Deus. De acordo com o tema proposto a nível nacional, “Sereis minhas testemunhas”, a canção pede insistentemente no refrão: “Vem e ouve, vai e fala, e deixa-te levar como uma onda no Mar”. A autora da música e da letra, Ana Cláudia Lourenço, estudante no IPG, na Guarda, respondendo a questões que a organização colocou a todos os participantes uns minutos antes do festival, afirmava que aquilo que a tinha levado a concorrer era a “Fé, o Convívio e o próprio Deus.” Se acaso vencesse, sentir-se-ia feliz, com vontade de repetir esta experiência e disposta a adorá-Lo ainda mais”.
As duas jovens intérpretes, vinda da cidade da Guarda, venceram ainda o prémio de “interpretação”, e vão agora representar a Diocese da Guarda no Festival Nacional que vai ocorrer em Novembro próximo.
Mas não foram as únicas vencedoras da noite. Pode-se afirmar que o grupo de jovens “Trovadores de Deus”, do arciprestado de Celorico da Beira, foi igualmente um grande vencedor da noite ao arrecadar o segundo e o terceiro lugar. Em segundo lugar ficou o tema “Testemunha de TI”, da autoria de Gabriel Gomes, que venceu igualmente o prémio de “melhor música” e o prémio “Atitude”, um prémio votado pelo próprios participantes e que premiava a atitude dos grupos durante o dia e o festival. Em terceiro ficou o tema “Palavras de Vida” da autoria do grupo em si, “Os Trovadores de Deus”.
O prémio de “melhor letra” coube à canção que representava o arciprestado do Rochoso, a canção “Eu sou Teu”, e o prémio de melhor claque coube à claque da canção “Preciso e dou” do grupo JEC, de Moimenta da Serra.
É ainda de salientar que todos os grupos manifestaram que gostavam que a música de inspiração católica fosse mais divulgada, que obtivessem maior presença na Comunicação Social e que existissem mais meio de promover este tipo de música.
A segunda parte do Festival foi feita pelos Anima Christi que, durante cerca de quarenta e cinco minutos, animaram os jovens presentes.

1º Lugar e melhor "interpretação"

2º lugar, "melhor música" e prémio "Atitude"

3º Lugar

"Melhor letra"
Melhor claque

Sem comentários: