dpjgblog

segunda-feira, abril 14, 2008

Jovens afirmam fé pelas ruas da Guarda

Jornada Diocesana teve tempos dedicados à Pastoral Vocacional, à caridade, ao voluntariado em hospitais ou na prisão
Os jovens da Guarda caminharam pelo centro da cidade de Pinhel testemunhando a sua fé. Esta caminhada esteve inserida na celebração da Jornada Diocesana da Juventude da Guarda que congregou os jovens na cidade de Pinhel.
Foi durante a celebração da Eucaristia, que os jovens em caminhada, passearam pelas ruas da cidade. O director do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil, o Pe Jorge Castela, aponta à Agência ECCLESIA que este foi dos momentos mais marcantes do dia. Os jovens afirmaram a sua fé através do credo, realizaram o ofertório e cantaram cânticos eucarísticos pelas ruas da cidade.
Apesar de o tempo não ajudar, no momento da caminhada não choveu e a cidade pode assistir a este momento marcante tanto para os jovens que participavam como para quem assistia.
O Pe. Jorge Castela dá conta que mesmo os jovens têm alguma relutância em afirmar a sua fé. “Estando em grupo, não se escondem tanto”, afirma, valorizando também o sinal transmitido para toda a cidade.
Da parte da tarde os jovens puderam perceber as várias dimensões que o ser voluntário apresenta.
O director do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil valoriza que os jovens estão já despertos para esta realidade. “Houve muitos que manifestaram pena por não poderem participar em mais ateliers”. Os jovens vão cada vez mais descobrindo “onde podem ser úteis e sentem-se muito valorizados por isso”.
Sob o pano de fundo “Ser mais é dar-se”, os jovens repartiram-se por ateliers dedicados à Pastoral Vocacional, à caridade, ao serviço na Casa de Saúde Bento Menni – dedicado ao trabalho com doentes mentais -, ao voluntariado em hospitais ou na prisão da cidade.
Com sucesso garantido estava à partida o VI Festival da Canção Diocesana. Esta é uma actividade a que os jovens gostam de aderir, mostrando entusiasmo na preparação da letra, da música, da interpretação e da própria claque a apoiar.
Os temas tinham obrigatoriamente de transmitir uma mensagem cristã subordinada ao tema «Sereis minhas testemunhas». “Essa era condição assente”, sublinha o Pe. Jorge Castela e isso mesmo aconteceu.
Cada vez mais a canção religiosa é valorizada no meio musical, mas também entre os jovens que manifestam preocupação em participar mas também na participação com qualidade.
A canção vencedora vai agora representar a diocese da Guarda no Festival Nacional.

Sem comentários: